Golpe promete ovos Língua de Gato da Kopenhagen e faz mais de 300 mil vítimas

Na mesma semana em que pelo menos 50 mil pessoas caíram no golpe que prometia vale-compras de R$ 500 no O Boticário, uma nova armadilha fez milhares de pessoas serem prejudicadas na internet. Uma campanha falsa prometendo ovo de páscoa da Kopenhagen começou a circular no WhatsApp na quarta-feira (5). Em menos de 24 horas, segundo a PSafe, pelo menos 300 mil pessoas caíram na armadilha.

Com a disseminação de um cupom falso que promete o direito de retirar um Ovo Língua de Gato nas lojas. No golpe, as vítimas recebem um voucher falso no mensageiro e são direcionados a uma página na qual deve responder a três perguntas relacionadas à marca.

“você fez compras na Kopenhagen no ano passado?”. Após respondê-las, é incentivada a compartilhar o link do cupom com dez amigos ou grupos via WhatsApp para, a partir disso, ter acesso ao falso cupom que lhe dá direito a retirar um Ovo Língua de Gato nas lojas Kopenhagen.

Após o compartilhamento com amigos, o usuário é encaminhado para se cadastrar em sites maliciosos – que podem causar prejuízos financeiros – ou a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes virtuais. O ataque ainda conta com comentários falsos elogiando a promoção, com o intuito de validar o golpe como, por exemplo, “acabei de receber o meu”.

A empresa emitiu nota sobre o caso, veja abaixo.

Nota de Esclarecimento

A Kopenhagen esclarece que é falsa a informação que circula nas redes sociais, dentre as quais o WhatsApp, de que esteja realizando uma promoção que dará ovos de páscoa Língua de Gato. A companhia orienta aos usuários a deletarem a mensagem e não clicar no link que supostamente os  direcionaria a uma pesquisa. Trata-se de um golpe que pode instalar um vírus em computadores e smartphones, deixando as informações dos usuários vulneráveis.

Comentários

Comentários