Governo oferece maquinário em apoio aos municípios atingidos pelas enchentes

O secretário da Agricultura e Abastecimento, João Carlos Machado, ofereceu o apoio, nessa sexta-feira (9), do Departamento de Comandos Motorizados da secretaria para atender emergencialmente os municípios atingidos pelas enchentes dos últimos dias.

Na última segunda-feira, em reunião realizada no município de Capão da Canoa, o diretor do Departamento, Ony Lacerda da Silva, pôde avaliar de perto os estragos causados pelos temporais. “Não imaginávamos que fossem tão grandes os transtornos causados nestes municípios”, disse o diretor. Segundo ele, os organismos responsáveis pelo restabelecimento de água, luz, saúde pública e escolas prestaram atendimento à população nos dias da enchente, já a Secretaria da Agricultura e Abastecimento e o Daer buscam agora recursos para poder ajudar na recuperação das estradas por meio da disponibilização de maquinário.

Nesta segunda-feira (12), o secretário João Carlos Machado decidirá junto à equipe técnica quais as máquinas que serão utilizadas e os municípios a serem atendidos. O objetivo é ajudar a recuperar as estradas a fim de fazer o escoamento da produção. Além das máquinas, que se encontram em algumas regiões, serão avaliadas as possibilidades de envio de outras da Capital.

Os oito municípios do Litoral Norte afetados são Mampituba, Dom Pedro de Alcântara, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Morrinhos, Itati, Terra de Areia e Maquiné. Além destes, existe a possibilidade de inclusão de outras localidades.

Até o momento, está confirmada para o municípios de Terra de Areia uma retroescavadeira, que já se encontra no local. Sertão Santana espera por um trator de esteira e Cerro Grande do Sul aguarda uma retroescavadeira. Caso seja necessário ajuda ao município de Alegrete, deverão ser disponibilizados também um motonivelador, dois caminhões e uma retroescavadeira. O maquinário ficará em torno de 30 dias em cada localidade da região atingida.

Comentários

Comentários