Grupo de Terapia atenderá mulheres vítimas de violência em Imbé

Foto: Bruna Kremer

A Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI), através do Centro de Referência da Mulher (CRM), inicia essa semana o projeto gratuito voltado para atender as mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou sexual, o “Grupo de Terapia Lilás de Acolhimento”. As sessões serão realizadas por uma estagiária do curso de psicologia da FACOS/CNEC, e ocorrerão na Academia da Saúde, localizada na Praça da Emancipação (entre as ruas Sapiranga, Herval e Ataliba Kraey, no Centro (atrás da Câmara de Vereadores).

Conforme a titular da SEMDHI e coordenadora do projeto, Joseleine Barbosa, a estagiária será supervisionada por um psicólogo professor da faculdade e acompanhada pela coordenadora do projeto. “O grupo terá participação de 15 pacientes com sessões de 1 hora de duração cada”, explica. O público alvo são mulheres moradoras de Imbé com idade entre 18 e 65 anos que já sofreram algum tipo de violência e que gostariam de quebrar o silêncio falando sobre o assunto em grupo para assim poder tratar o trauma emocional sofrido.

“As participantes poderão encontrar o alívio em saber que não estão sozinhas e que outras mulheres compartilham os mesmos problemas e sofrem as mesmas angústias. Outra vantagem da terapia em grupo é a troca de informações que pode despertar novas ideias para o enfrentamento do problema. Também podemos citar o autoconhecimento, o fortalecimento emocional e o sentimento de ajuda por auxiliar no crescimento pessoal de outro indivíduo – explicou Joseleine.

A estagiária do curso de Psicologia, Joselma Alves, ressalta a segurança da iniciativa. “Todas as questões abordadas serão mantidas em sigilo. Para a eficiência do processo, é importante que haja respeito e que as participantes estejam dispostas não apenas a expor seus problemas, mas também a ouvir o que as demais têm a dizer”, ressaltou.

Os encontros terapêuticos acontecerão todas as segundas-feiras às 14h30 e as sextas-feiras às 9h30min da manhã no espaço da Academia da Saúde do município que fica localizada próximo a Câmara de Vereadores de Imbé. Mulheres interessadas em participar do grupo de terapia podem realizar suas inscrições nos horários e local que acontecerão as seções. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas através do telefone 3627-8526 (SEMDHI).

Comentários

Comentários