Grupo Maçambique de Osório recebe reconhecimento estadual

Foto: ACJ

Uma data especial que entra para a história do Grupo Maçambique de Osório. Assim foi a noite de terça-feira (3/7), quando o mesmo foi agraciado com o troféu de autoria do escultor Vinicius Vieira, na categoria “Tradição e Folclore”.

A entrega ocorreu durante solenidade do cinquentenário do Conselho Estadual de Cultura (CEC), no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. O Grupo de Osório que valoriza a cultura foi reconhecido por desempenhar relevante papel na cultura no Rio Grande do Sul e venceu ao concorrer com grandes nomes da cultura.

Participaram do ato a Rainha Ginga Francisca Dias, a Preta e o Rei Congo João Batista Rodrigues, acompanhados de demais integrantes do grupo e de representantes do município de Osório/ Assessoria de Cultura e Juventude: Adriana Sperandir, Liége Ferreira, Rosane Hammel e Regina Navarro.

O Prefeito Eduardo Abrahão parabeniza ao Maçambiques e reforça a importância e representatividade do mesmo junto à comunidade. “Osório se orgulha muito porque o único grupo remanescente do Estado que vive em torno de congada de maçambique. (Há outros Grupos, mas são da variante Quicumbi). Registramos nosso reconhecimento a cada um dos que se dedicam para manter a história do ritual afro-brasileiro, que remonta ao tempo dos quilombos. Temos essa cultura viva e compartilhada através da festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário. São pessoas que seguem com a tradição de um legado presente na família há quase um século. O prêmio noite foi merecido e comemoramos com o grupo”, afirmou Abrahão.

A Rainha Ginga Francisca Dias, a Preta, que vem sendo reverenciada no Estado, explica que conquistar o troféu de destaque cultural no RS 2018, na temática “Tradição e Folclore”, é motivo de muita alegria. “Com dedicação e esforço cultuamos essa tradição em nosso município e no Litoral Norte Gaúcho. O troféu recebido é o reconhecimento máximo do Estado à cultura do maçambique em torno da congada. Estivemos concorrendo com grandes nomes da cultura no RS e felizmente fomos os vencedores. Comemoramos o pleno reconhecimento e seguimos com nossa história”.

Durante a noite outra osoriense recebeu troféu. Foi a atriz Sandra Dani,  na categoria Artes Cênicas.



Quer receber as principais notícias da região em seu WhatsApp? Agora você pode. Basta clicar neste link https://chat.whatsapp.com/BDFObp2RqzH9doz305KmsC para ingressar no grupo do Litoralmania. Portal Litoralmania, em Setembro, 16 anos com você.

Comentários

Comentários