Novamente este ano, o Haras Vento Ventania do criador e expositor Januário Luciano Specht e família, moradores do município de Osório fez bonito na Expointer com seus Pôneis da Raça Pônei Brasileiro.

Na sua quinta expointer, este ano trouxe para a cidade entre várias premiações os troféus de Tri- Campeão Cavalo Master com o macho OM Intruso e Bi- Campeã Melhor Cabeça Fêmea com a Égua Tiara Záu.

O Haras Vento Ventania que recebeu este nome em homenagem aos dois filhos do proprietário e a cidade de Osório por seus ventos constantes, tem conseguido em um curto espaço de tempo de existência grandes vitórias no quesito morfologia de seus animais.

Com um plantel enxuto, mas de grande qualidade tem disputado as pistas com muito êxito. Aos poucos começa a ser reconhecido nacionalmente como mais um Haras referencia dentro da raça.

Esta paixão pelos animais aliada a um criterioso estudo na aquisição de exemplares tem dado bons resultados ao Haras Vento Ventania. São 5 anos de existência e com grandes vitórias.

Este ano o primeiro pônei nascido no Haras, Aladim Vento Ventania já se consagrou em pista, ficando em 2º lugar na sua categoria, prometendo para em breve, grandes vitórias, quem sabe, um curriculum nas pistas melhor que de seu pai, o garanhão OM Intruso que é registro de mérito da raça e tem em sua história mais de 100 premiações em pista, sendo por isso considerado um maiores campeões de todos os tempos da raça.

A família Haras Vento Ventania cita que na Expointer deste ano vários foram os contatos realizados com osorienses e pessoas vindas do nosso litoral que procuraram o haras interessados em saber maiores detalhes sobre os pôneis e seu manejo. Para os leigos o proprietário explica que os pôneis da raça pônei brasileiro são animais espertos, dóceis e sempre prontos a dar e receber carinho. Também adoram receber tratamento vip com direito a banhos com uso de shampoo e aplicações de gel abrilhantador nas crinas e pêlos.

Os pôneis da raça pônei brasileiro podem ser de diversas pelagens desde tradicionais como castanho, preto, tordilho ou indo até o alazão e o apalosa, inclusive muitos tem até várias pelagens misturadas, tornando-os mais lindos ainda. Apesar do tamanho diminuto estes podem ser animais de função/montaria ou Pet e tem como caracteristica principal alegrar crianças e adultos no seu manuseio diário. Os pôneis podem ser criados em locais de pequeno espaço como num quintal,  mas também em sítios, chacaras e fazendas. Mas nada impede de se ter um pônei num apartamento como uma criadora do Rio de Janeiro.

Ressalta que o pônei tem baixíssimo custo de  manutenção, por exemplo, num comparativo de custos com ração, a despesa será menor com um pônei do que a realizada com um canino de raça de grande porte.

O proprietário Sr. Januário Specht e seu filho Djoilei se colocam a disposição de possíveis interessados em criar a raça e reforça que em breve o Haras estará aberto a visitações pré-agendadas.

Quer saber mais sobre os pôneis, gostou do assunto, quer mais informações, curta e mande mensagem na pagina do Haras no facebook: Haras Vento Ventania!

Comentários

Comentários