Heróis – Jayme José de Oliveira

Liderança, desde sempre, é um predicado indispensável para quem comanda. Seja lá o que for. Liderança não significa despotismo, arrogância, prepotência e sentimento de infalibilidade.

São sobejamente conhecidas figuras carismáticas que alçam o topo e se consideram insubstituíveis e indestrutíveis. “Après moi, ledéluge” (depois de mim, o dilúvio) já dizia Louis XV prevendo a derrocada da monarquia francesa. A guilhotina confirmou seu vaticínio ao decapitar Louis XVI. Qualquer semelhança com figuras atuais não é mera coincidência.

No filme “Somos todos heróis”, com Mel Gibson de astro principal, o tenente-coronel Hal Moore discursa perante a tropa e dá um exemplo paradigmático como seve se comportar um verdadeiro líder.

A seguir uma sinopse do pronunciamento que pode ser assistido, na íntegra, acessando o link ao final.

LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE.

Tenente-coronel Hal Moore:

“O 1º sargento Bradley e eu viemos dos paraquedistasonde o oficial é sempre o primeiro a sair do avião para inspirar os homens a seguir seu exemplo. Tem que estar com eles!

Liderança se consolida através de exemplos. Não esqueçam, cuidem uns dos outros, porque, quando isto começar, só terão uns aos outros.

Um bom gestor utiliza recursos bem aplicados para incentivar o grupo, o líder não se considera o único do grupo, identifica talentos e habilidades, procura colocar pessoas em posições onde possam ser mais úteis à equipe. Em consequência os mantém motivados por fazerem o que gostam e sabem.

Líderes identificam, apoiam e promovem novos líderes. Jamais nas horas de dificuldades abandonam seus companheiros de liderança, muito menos descarregam a culpa de percalços em subordinados e parceiros.

Um parêntese, no meio político caótico do Brasil é comum se recorrer ao axioma típico dos psicopatas: “Não cometo erros, caso ocorram foi por não terem seguido o planejamento que elaborei”. Voltando ao tema:

Líderes treinam e trabalham junto com sua equipe. Podem perceber discriminações, sim, mas, para vocês e para mim tudo isso acabou. Vocês cuidarão do homem a seu lado e não se preocuparão com a cor dele ou com o nome que ele dá a Deus. Quando formos a combate eu serei o primeiro a por os pés em campo e serei o último a sair. Não deixarei ninguém para trás e que Deus me ajude.

O líder é transparente com sua equipe, na medida do possível. Não omite fatos ou informações e cumpre sempre o que promete.

O líder sempre motiva a sua equipe independente da situação em que se encontra.

O líder deve sempre buscar o trabalho em equipe mostrando a sua importância.

O líder se arrisca por sua equipe quando e quanto necessário.

O líder antes de qualquer coisa precisa ser um BOM SER HUMANO.

VOCÊ SEGUIRIA UM LÍDER ASSIM?

CENAS DO FILME: “FOMOS HEROIS” – 10min.18seg

Jayme José de Oliveira

cdjaymejo@gmail.com

Cirurgião-dentista aposentado

Comentários

Comentários