Incentivar o hábito da leitura é prioridade em Balneário Pinhal

Incentivar o hábito da leitura é prioridade em Balneário Pinhal. A Secretaria municipal de Educação e Cultura, coordenada por Suzana Motta Werlang, aposta nos livros como uma das ferramentas disponíveis para ampliar a visão de mundo, agregar conhecimento e qualificar profissionalmente o ser humano.

Atualmente, diversas iniciativas são efetivadas, nesse sentido, voltadas para a rede escolar e comunidade. Uma delas é a Hora do Conto. Na Biblioteca Pública Municipal, que dispõe de um acervo de mais de 10 mil livros, estudantes da rede municipal semanalmente têm a oportunidade de conhecer novos autores, novas obras, e também os clássicos, através de dinâmicas especiais que envolvem técnicas pedagógicas em grupo. “A hora do conto, além de colocar o estudante frente a frente com o mundo da literatura, também proporciona o intercâmbio com colegas, proporcionando maior integração”, afirma a secretária.

Outra iniciativa desenvolvida em Balneário Pinhal é a Feira do Livro. O evento acontece anualmente, nos meses de verão, com expressiva participação da população local e também veranista. A última edição aconteceu em janeiro, junto ao largo Osso da Baleia, com ampla programação envolvendo desde comercialização de livros até teatro, recreação e exibição de filmes. Evento semelhante, segundo a secretária Suzana, é o Favo Literário, que acontece no segundo semestre do ano. Para 2006, o Favo deve integrar as comemorações dos 10 anos de Balneário Pinhal, em outubro, quando também será realizado no município o Festival Estadual do Mel.

Também em Balneário Pinhal, para incentivar o hábito da leitura, é desenvolvido um trabalho especial nas escolas. A secretária Suzana, juntamente com sua equipe, tem desenvolvido estratégias para que o livro esteja presente nas atividades rotineiras. Além da grade curricular prever aulas de literatura, os alunos são incentivados a ler também nos ambientes informatizados, integrando as linguagens.

“Os livros abrem para o ser humano uma perspectiva ampliada de vida. Através do livro é possível conhecer culturas diferentes, aprofundar conhecimentos, e também se divertir”, afirma a secretária Suzana.

Comentários

Comentários