Lançamento do 5º Festimel reúne comunidade e imprensa do Litoral

 

O 5º Festimel, Feira do Mel e do Doce foi lançado oficialmente no Litoral, nesta quinta feira, 29 de agosto no CLAC, Centro de Arte, Lazer e Cultura de Balneário Pinhal, com a presença de apicultores, empresários, autoridades e comunidade em geral.

A prefeita de Balneário Pinhal Marcia Tedesco agradeceu a presença  de todos e destacou a importância do evento: “Não é justo passarmos quatro anos só pagando contas de gestões passadas. É preciso resgatar a autoestima da população, pois o Festimel é da comunidade e para a comunidade”, enfatizou Marcia Tedesco explicando o investimento que está sendo feito para a realização do evento, como o Projeto da LIC – Lei de Incentivo à Cultura – que cobrirá as apresentações artísticas e o repasse de verbas que será votado na Câmara de Vereadores.

Conforme a prefeita, os recursos que serão votados pelo Legislativo Municipal, na próxima segunda feira, são fundamentais para  a realização do 5º Festimel e serão repassados para a ACEP – Associação  de Cultura, Eventos e Promoções do Balneário Pinhal – entidade criada no 1º Festimel, para este fim.

Cabe ressaltar que esta é uma prática adotada em outros eventos: os recursos para a realização do Rodeio Crioulo, por exemplo, são repassados pra o PTG Túnel Verde e os recursos para a realização do carnaval são repassados para a Associação Carnavalesca de Balneário Pinhal.

Marcia Tedesco destaca ainda a busca incansável de patrocínio para a garantir o sucesso do evento: “Tenham todos a certeza que faremos o 5º Festimel com todo o brilho que a comunidade merece”, finalizou.

O  5º FESTIMEL será realizado de 4 a 13 de outubro, em uma área de 6 mil m² no Parque Cidadão, centro de Balneário Pinhal, com exposição de produtos apícolas, da agricultura familiar, artesanato e praça de alimentação. Além de dois palcos para apresentações artísticas.

Paralelo ao evento, serão realizadas diversas atividades apícolas, entre elas o 23º Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura, que reunirá apicultores dos estados do sul do país para debater as questões sanitárias, ambientais e novos mercados para o setor. Na oportunidade também será realizado o 22º Concurso Estadual do Mel, que vai eleger o melhor mel do RS.

No 5º Festimel também haverá Encontro de Prefeitos da AMLINORTE (Associação dos Municípios do Litoral Norte) e Encontro dos Secretários de Educação da região, além de eventos esportivos e culturais.

No próximo dia 4 de setembro, o 5º Festimel será lançado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a presença das autoridades estaduais e imprensa, ratificando assim o prestígio do 5º Festimel  e tornando- o  ainda mais conhecido pelos gaúchos.

Salete Teixeira

Comentários

Comentários