Ligações telefônicas locais estão 0,5% mais baratas

As ligações locais, a partir de telefones fixos, estão 0,5% em média mais baratas. A redução foi possível com o início da vigência de um novo índice de inflação para o setor, que substitui o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI), que media custos de várias áreas da economia e não só das telecomunicações. A redução atinge tanto a assinatura básica quanto os pulsos, serviços e mudança de endereço.

A redução vigora apenas nos serviços locais, incluindo os orelhões (linhas públicas), que teve redução menor, de 0,43% – o crédito passa a ser de R$ 0,116. A assessoria de imprensa da Anatel adiantou que ainda hoje deve ser anunciada alteração de preços nas chamadas de longa distância nacional (DDD) e internacional (DDI). Esses serviços também serão beneficiados com redução de preços, em virtude da mudança de cálculo para o reajuste de telefonia.

O novo método de reajuste, chamado de Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), substituirá o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI), o que reduzirá o impacto da inflação nas contas dos consumidores brasileiros. O primeiro reajuste será uma forma híbrida entre o IGP-DI de julho a dezembro e o IST de janeiro a maio. O percentual negativo ficou abaixo de 0,50%.

Os percentuais de reajuste são específicos para cada concessionária, de acordo com o universo de cada uma e seus custos. Razão porque a tabela da Anatel mostra índices de reajuste diferenciados para as ligações locais. Veja como ficaram as reduções:

Telemar – 0,51%
Brasil Telecom – 0,42%
Telefonica – 0,37%
CTBC – 0,40%
Sercomtel – 0,37%
Telefones Públicos – 0,43%
Fonte: MiniCom

Comentários

Comentários