Oito perguntas que revelam se você precisa de terapia – Luana Pacheco

Todo mundo passa por problemas durante períodos da vida. Podendo trazer stress, tristezas, luto e até conflitos internos. Então quando não se sente muito bem pode ser difícil identificar a necessidade de procurar um profissional para auxiliar no problema.

Mas nosso corpo verbaliza de diversas maneiras que precisamos de ajuda. Seguem abaixo oito perguntas para você analisar e perceber se precisa de ajuda.

1 Você se sente deprimido, angustiado, estressado ou ansioso?
Quando você se sentir deprimido, angustiado, estressado ou ansioso e não conseguir lidar com isso, é hora de procurar ajuda profissional.

2 Você está passando por conflitos em seus relacionamentos?
Se os conflitos em seus relacionamentos são maiores que você, acredite, a terapia vai te ajudar a descobrir o X da questão e resolver esses conflitos da maneira mais prática possível. Esses relacionamentos podem ser de pai e mãe, amorosos e até mesmo no trabalho.

3 Você está passando por uma fase de sofrimento ou difícil transição?
O problema não são as mudanças, mas a maneira que lidamos com elas. Quando você se sentir despreparado para lidar com a dor emocional a ajuda de um terapeuta se faz necessário.

4 Você sente dificuldade em lidar com suas emoções?
Há quem não consiga controlar seu temperamento, você é uma delas? Se sente escravo das suas emoções? Está vivendo no piloto automático dirigido por seus sentimentos mais insanos?

Conversando com o terapeuta, a pessoa consegue desenvolver as competências emocionais necessárias para conseguir disciplinar suas emoções e mantê-las sob controle nas situações mais adversas.

5 Você está passando por perdas, lutos ou separações?
Quem nunca perdeu algo importante? Pode ser a perda de um emprego ou oportunidade, o luto por alguém que faleceu (uma das perdas mais difíceis) ou a separação de um casamento de vários anos. Nunca é fácil lidar com perdas.

Na terapia, o profissional ajuda a pessoa a processar aqueles sentimentos e se livra da confusão mental.

6 Você está buscando autoconhecimento e desenvolvimento pessoal?
Quer dizer que não há “problema” nenhum? Tudo que você procura é se autoconhecer e desenvolver seu potencial? A terapia pode facilitar e acelerar esse processo!

7 Você está preparado para fazer terapia?
Quando se trata de terapia, não é só pagar e fazer. Se você realmente quer mudar sua mente, precisa estar consciente que esse processo é “doloroso” assim como qualquer outro processo que te faça sair da zona de conforto.

8 Você quer fazer terapia?
Se um amigo me convidar para sair, posso responder que não tenho dinheiro, mas ao ouvir minha resposta, ele pode dizer “Eu pago para você”.
Se o problema era o dinheiro estaria resolvido. Agora, se eu responder “Não quero sair com você”, ele não pode fazer nada, porque eu realmente não quero, nem preciso justificar minha resposta.

Há quem não queira sair de uma depressão, ou sair de um luto ou até perder medos de falar em público por exemplo.
A pessoa está conformada, ainda não está sentindo dor suficiente, ela provavelmente vai esperar sua aflição ficar insuportável para então procurar ajuda.

Se respondeu sim para pelo menos uma pergunta acima você precisa de terapia!

Em Osório, a Terapeuta Holística Luana Pacheco atende diariamente na clínica Shaday. Maiores informações você pode conseguir através do WhatsApp da própria profissional, no 51 99521 3428.

 

Comentários

Comentários