MEC prorroga prazo para aluno reclassificado garantir bolsa no ProUni

Os alunos reclassificados no Programa Universidade para Todos (ProUni) têm agora mais dias para apresentar seus documentos e concorrer às bolsas de estudo. O Ministério da Educação prorrogou para 5 de março o prazo, previsto inicialmente para terminar hoje (23).

O ProUni concede bolsas de estudos integrais e parciais (50%) a estudantes de baixa renda em instituições particulares de ensino superior. A lista de reclassificados é uma segunda chamada para ocupar as vagas não aproveitadas na primeira convocação pelos alunos que não apresentam a documentação necessária.

Os reclassificados devem se dirigir à instituição onde pleiteiam a bolsa e entregar cópias do documento de identidade e do cadastro de pessoa física (CPF), além de comprovante de renda familiar – a média por integrante da família deve ser de no máximo um salário mínimo e meio (R$ 525,00) para bolsa integral e três salários (R$ 1.050) para a parcial. A comprovação pode ser feita por meio de contracheque e declaração do Imposto de Renda.

O diretor do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior do MEC, Celso Carneiro, lembra que cada instituição tem direito de pedir comprovantes específicos. “Qualquer outro documento que for solicitado pelo coordenador do ProUni na instituição, inclusive dados referentes à movimentação bancária, deve ser entregue”.

Quem quiser saber se foi reclassificado pode acessar a página do ProUni na internet. É necessário informar o CPF ou o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta segunda etapa, foram oferecidas 33.116 bolsas, sendo 17.868 integrais.

As instituições que oferecem vagas pelo ProUni também tiveram prorrogado (até 10 de março) o prazo de lançamento dos dados dos estudantes.

Comentários

Comentários