Mirante da Borússia é reaberto em OsórioUm dos pontos turísticos mais visitados de Osório, o Mirante, que é localizado no Morro da Borússia, foi colocado à disposição da comunidade osoriense e dos turistas, na manhã desta quinta-feira, 1º/11, em um ato realizado pela Prefeitura/Secretaria de Desenvolvimento, Planejamento e Turismo, com a presença de autoridades, comunidade e alunos da EMEF José Paulo da Silva.

As obras iniciaram em 5 de fevereiro e foram concluídas em 19 de setembro deste ano, pela Construtora PSG, vencedora da licitação.

Na primeira etapa fora feitas a reforma da plataforma com substituição de todo madeiramento – que recebeu madeira de lei – Ipê, estrutura, piso, guarda-corpo e cobertura. A segunda etapa de reforma prevê a construção da escadaria central (que foi demolida por segurança), ainda sem previsão de início.

O município fez o investimento de R$ 209.757,30 e aditivo de R$ 13.914,24. O valor inclui aquisição de materiais e a mão de obra, com acompanhamento do arquiteto urbanista, Alencar Massulo de Oliveira e o Engenheiro Civil, Cristiano Souza Camargo. O autor o projeto original e de reforma do mirante é o arquiteto Clóvis Marques (Tuca).

O prefeito Eduardo Abrahão destacou a importância da retomada desse ponto de grande relevância, o mirante junto ao Morro da Borússia, que é um grande avanço para o turismo, a economia e a cidade num todo.

“Temos um complexo lagunar excepcional e tantas outras belezas, mas o Morro tem suas peculiaridades e o mirante engrandece esse espaço, juntamente com a estrutura que a Prefeitura de Osório coloca à disposição das pessoas como estradas, iluminação e outras atividades que nos competem”.
Abrahão também falou sobre a necessidade e o desafio de manter a cidade desenvolvendo em sintonia com o programa Jogue Limpo com Osório, idealizado pela primeira-dama Soraia Abrahão e que divulgou Osório no cenário estadual e nacional. “Temos a missão de manter o nosso maior programa funcionando em todos os aspectos para que a cidade seja da maneira que sonhamos”, concluiu.

Para o secretário de Desenvolvimento, Planejamento e Turismo, Rossano Teixeira, a data de hoje é um novo marco para o município de Osório. “É a reabertura de um projeto definitivo para o nosso turismo. Vamos ter integrantes da nossa equipe diariamente aqui neste lindo espaço e o programa Jogue Limpo será essencial neste contexto de cuidado, zelo e respeito à natureza, aos osorienses e aos visitantes”, comemora.

O mirante

O mirante no Morro da Borússia, em Osório, foi inaugurado em dezembro de 2009. O projeto surgiu como uma das medidas compensatórias pelo impacto ambiental da instalação do Complexo Eólico em Osório, considerado o maior Parque da América Latina. A obra que foi executada com a contrapartida do município tem contribuído muito com o desenvolvimento e planejamento turístico da cidade.

Considerado um dos pontos de maior visitação, permite uma visão ampla e única da cidade, dos 145 aerogeradores dos Parques Eólicos, lagoas e praias dos municípios vizinhos. É o ponto ideal para quem procura um cenário diferente das praias e das lagoas.

Sua estrutura é formada por uma plataforma de 50m², com altura equivalente a quatro andares, o que permite uma visualização do seu entorno. O local pode ser visitado durante a semana e a entrada é gratuita. Nos finais de semana, turistas de todo o Estado passam pelo local, e além de observar as belezas, fazem muitos registros fotográficos.

O acesso é pela lateral da BR 101, km 98, através da Estrada Romildo Bolzan, com asfalto, iluminação e placas informativas que indicam como chegar ao local.

Mirante da Borússia é reaberto em Osório

Comentários

Comentários