Montoya correrá na Nascar em 2007

Praticamente relegado a segundo plano na McLaren, Juan Pablo Montoya deixará a Fórmula 1 ao fim da temporada. O piloto colombiano vai correr na Nascar, categoria norte-americana de carros protótipos, que tem similar no Brasil na Stock Car.

Montoya vai utilizar um carro de propriedade da Chip Ganassi, equipe pela qual obteve grande sucesso na Cart (atual Champ Car), antes de se transferir para a Fórmula 1, em 2001.

“Estou muito feliz por estar entrando para a liga de automobilismo que mais cresce no mundo”, disse o piloto colombiano. “Eu penso nisso já há algum tempo, mas tinha que ser a oportunidade certa. Eu conheço e trabalhei com Chip por muitos anos e esta situação não poderia ser melhor para mim.”

A informação da contratação foi passada pela Ganassi, que revelou que Montoya vai dirigir o carro número 42 durante uma temporada inteira, substituindo Casey Mears.

“É claro que estamos apostando no sucesso prévio, e isso torna as coisas mais fáceis”, declarou Ganassi. “Tivemos uma rápida negociação e é bom ter em seu carro alguém que gosta de fazer parte de sua equipe.”

Montoya tem um histórico de sucesso no automobilismo norte-americano. Ele foi campeão da Cart em 1999 e ganhou a tradicional 500 Milhas de Indianápolis em 2000, ambas as proezas pela Chip Ganassi.

Na Fórmula 1, contudo, Montoya, de 30 anos de idade, não teve bom desempenho. Ele chegou na categoria como uma nova promessa, assinando direto com a potência Williams, em 2001. O resultado, no entanto, foi o sexto lugar, com 31 pontos e uma vitória no GP da Itália.

No ano seguinte, foi terceiro colocado, atrás de Michael Schumacher e Rubens Barrichello, e manteve a posição em 2003, ficando com chance de ser campeão até duas corridas antes do fim da temporada. Em 2004, foi para a McLaren terminando em quinto e, no campeonato seguinte, foi o quarto.

Na temporada atual, ele ocupa o sexto lugar, com 26 pontos, 62 atrás do espanhol Fernando Alonso, o líder. Até agora, ele tem sete vitórias em 103 corridas disputadas.

Desde o fim do ano passado, quando a McLaren deixou escapar para a imprensa que Fernando Alonso tinha sido contratado para 2007, Montoya vive uma situação delicada no time. Com seu companheiro, o finlandês Kimi Raikkonen, como primeiro piloto, o colombiano se viu obrigado a provar para os dirigentes que seria útil no campeonato que vem.

Metade da temporada já passou e Raikkonen ainda não anunciou para quem vai correr em 2007. Com o desempenho fraco apresentado tanto pelo carro quanto de sua própria parte, Montoya se adiantou e deixou a segunda vaga na McLaren livre para o finlandês.

Comentários

Comentários