Moradora mais antiga de Tramandaí morre aos 99 anos

Foto Arquivo: Alanna Hanna/Prefeitura Municipal de Tramandaí
Moradora mais antiga de Tramandaí morre aos 99 anos
Foto Arquivo: Alanna Hanna/Prefeitura Municipal de Tramandaí

Moradora mais antiga de Tramandaí, dona Maria da Costa Leban, de 99 anos, faleceu na noite de sábado (24). ele morreu em sua casa.

Ela nasceu em Santo Antônio da Patrulha em 1920, mas cinco anos depois a família se transferiu para a praia, por causa de um problema de saúde de seu pai.

E nunca mais ela saiu de Tramandaí.

Em fevereiro deste ano, ao completar 99 anos, ela falou em entrevista ao Jornal correio do Povo sobre o segredo da longevidade.

“O segredo é tentar não levar tudo muito a sério, saber curtir cada momento do dia e não abrir mão de uma cervejinha”, garantiu Maria, enquanto soltava uma longa gargalhada.

Prefeitura Municipal emite nota

“É com enorme pesar que comunicamos o falecimento da Sra Maria da Costa Leban, histórica moradora de Tramandaí

Comunicamos com enorme pesar o falecimento da uma das mais antigas e ilustres moradoras de Tramandaí, Sra. Maria da Costa Leban, de 99 anos. Dona Maria faleceu na noite deste sábado (24/08), de causas naturais.

Nascida em Santo Antônio da Patrulha no dia 12 de Fevereiro de 1920, Dona Maria veio para a Capital das Praias no final da década de 20.

“É com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento da Sra. Maria Leban, uma pessoa alegre, carismática e que sempre esteve rodeada de familiares e amigos. Que Deus conforte o coração dos familiares. Tramandaí está de luto”, disse o Prefeito Luiz Carlos Gauto.

Dona Maria é mãe do Sr. Mario Leban, o funcionário mais antigo da Prefeitura de Tramandaí, que há 40 anos atua na administração municipal.

Em fevereiro deste ano, uma grande festa marcou os 99 anos de Dona Maria. O Prefeito Luiz Carlos Gauto fez questão de prestigiar este momento especial (foto).

Sua história: Os avós de Maria Leban eram de origem portuguesa e alemã. E essa vertente europeia quase a levou para a Itália quando já estava casada.

Ela teve a possibilidade de ir morar na europa com seu marido, Sergio Leban, mas desistiu quando soube de um fator: teria que deixar seus cães.

“Ela sempre foi apaixonada pelos cãezinhos. Uma dedicação que serve de exemplo para todos nós”, salientou um dos familiares. Do matrimônio com Sérgio nasceu seu único filho, Mario Leban.

Descanse em Paz, Dona Maria”.

Comentários

Comentários