Morre Heitor Dimoncel Pitthan

O corpo foi velado no crematório metropolitano São José, capela 03. Dezenas de amigos e admiradores foram levar seu último adeus a este ícone da maçonaria do Rio Grande do Sul

Heitor Dumoncel Pitthan, foi funcionário da Caixa Econômica Federal, onde se aposentou. Era grande tradicionalista, escoteiro e rádio-amador. Casou-se com Lucilla Pitthan e deste matrimônio gerou três filhos: Jaime Heitor, Branca Aracy e Gláucia Valquíria. Faleceu dia 24 de abril de 2006.

Um breve histórico de sua vida:
Nasceu em Cruz Alta, em 17 de maio de 1921, filho de Jayme Dumoncel Pitthan e de Aracy Pitthan. Casado com a Sra. Lucilla Pitthan, de cujo matrimônio resultou três filhos. Foi servidor  da Caixa Econômica Federal.

Veio de tradicional família de maçons: o pai, os dois avós, um bisavô e um primo que foi o 3º Grão Mestre da Mui Respeitável Grande Loja do Rio Grande do Sul. Sua mãe é Lowton e a esposa é filha de Maçom.

Iniciou na maçonaria em 23.11.1966, na Loja “Electra 21”, jurisdicionada às Grandes Lojas do Rio Grande do Sul. Elevado a Companheiro Maçom em 03.05.1967 e exaltado a MM em 20.09.1967. Enquanto membro desta Loja atingiu o Grau 18. Filiou-se ao GORGS em 1978 sob o registro nº 2523. Grau 33 e Delegado Litúrgico do Supremo Conselho do Rio Grande do Sul.

Exerceu todos os cargos de uma Loja Simbólica, inclusive Mestre Instalado tendo sido Venerável Mestre das Lojas Loja Província de São Pedro do Oriente Porto Alegre e da Loja General Osório em Tramandaí.

Idealizador, fundador e primeiro Venerável Mestre da Loja “Francisco Xavier Ferreira” de Pesquisas Maçônicas. Presidiu diversas Comissões como: Comissão Central e Comissão de Liturgia e Filosofia. Foi Diretor do Instituto Histórico da Maçonaria Riograndense e 1º Delegado da 16ª Zona Maçônica do GORGS. Participou também na fundação das Lojas Phoenix nº 70 (Grandes Lojas), Rei Salomão, Afonso Emílio Massot, Amor e Luz (GORGS).

No Supremo Conselho fundou a Loja de Perfeição “Flor de Acácia” em Porto Alegre e em Tramandaí, a Loja de Perfeição Farol Mágico e o Capítulo Rosa Cruz Farol Mágico. Nos Graus Filosóficos também ocupou diversos cargos, inclusive Presidente de Corporações. Participou de inúmeras reuniões e seminários.

Foi distinguido com o Cartão de Prata na Loja Electra 21 – Cartão de Prata na Loja Província de São Pedro – Cartão de Prata e Membro Honorário na Loja General Osório – Medalha Bento Gonçalves e Título de Emérito pela Loja Francisco Xavier Ferreira acompanhada das medalhas Antunes Ribas, Ramo de Acácia, Bronze, Prata e Ouro – Título de Emérito na Loja Rei Salomão – Seu nome na Biblioteca Heitor Dumoncel Pitthan na Loja Rei Salomão – Cartão de Prata da Loja Francisco Xavier Ferreira.
Foi Presidente do Centro Cultural e Beneficente General Osório.

Participou de várias comissões Instaladoras como Presidente e também membro. Era membro correspondente da Loja de Pesquisas “Brasil” – Oriente de Londrina e da Loja “Fraternidade Brasileira” de Estudos e Pesquisas – Oriente de Juiz de Fora. Alcançava, hoje, a soma de 72 afiliados, sendo 15 Mestres Instalados.

Recebeu os seguintes certificados: Participação do VII e VIII Encontro Nacional de Membros Correspondentes da Loja de Pesquisas Maçônica do Brasil – Comemoração do Bi-centenário do Areópago Itambé e Jubileu de Prata da Revista “A Trolha” Simpósio de Orientação e Estudos Maçônicos – 1º Encontro Administrativo das Delegacias de Zona Maçônicas – 5º e 6º Seminário de Delegacias Litúrgicas e Corporações Filosóficas – Participação da 3ª Assembléia Geral da Associação Brasileira de Imprensa Maçônica (ABIM).

Comentários

Comentários