Não tenham medo dos homens! – Dom Jaime Pedro Kohl

A exortação de Jesus: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido!” vem em boa hora.

         Devemos reconhecer que respiramos um medo generalizado. Ninguém é mais seguro de nada. Todo mundo pode ser assaltado e morto por causa de um simples celular.

         As situações de violência já não são privilégio de cidade grande. Cresce o medo de sair de casa até de dia. Muita gente se recusa a participar de encontros e reuniões por medo de ser assaltada.

         Quando Jesus diz “não tenhais medo dos homens, pois nada há de escondido que não seja conhecido” faz-nos lembrar as tantas denuncias de corrupção e propinas em curso no nosso país.

         Vendo o que os homens são capazes de fazer para amontoar dinheiro, fortunas que deviam ajudar na educação e saúde, na geração de emprego e renda para o nosso povo é de ter medo do homem, sim.

         Contudo não podemos deixar-nos condicionar e permitir que nos roubem a liberdade. Para isso a palavra de Jesus vem ao nosso encontro: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma!”

         É verdade, as ameaças são muitas. Basta ver como aumentaram as empresas de segurança. Por mais simples que seja a residência, a família sente-se na obrigação de colocar grades e alarmes para se proteger.

 Contudo, não podemos nos tornar escravos dos medos que nos assolam. Precisamos criar coragem, colocando nossa confiança no Senhor para quebrar as cadeias invisíveis.

         A isso nos encoraja Jesus: “Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós até os cabelos de vossa cabeça estão contados. Não tenhais medo!”

         Por isso coragem, confiança: se o Pai cuida dos pardais e sabe tudo de nós, tanto que “até os cabelos de nossa cabeça estão contados”, sabemos que podemos contar com Ele, certos que nunca nos abandonará.

         As pessoas animadas pela fé e pelo amor cristão são mais corajosas, empreendedoras, encaram os desafios com mais serenidade, dispostas até mesmo a pagar com a própria vida se preciso for. Não abandonam a missão por nada e por ninguém.

         Se o Pai cuida das aves do céu e dos lírios do campo, não cuidará dos discípulos missionários de seu Filho, comprometidos na edificação do seu Reino?

Quem confia no Senhor não será confundido. Não tenham medo dos homens!

Dom Jaime Pedro Kohl - Bispo de Osório

Comentários

Comentários