Nossos comportamentos e relacionamentos interpessoais – Psicóloga Marisele Souza

Psicóloga Marisele Souza

Somos indivíduos que estamos sempre em interação com outras pessoas, seja na vida pessoal, social e/ou profissional e com isso, influenciamos as pessoas com nossos comportamentos e somos influenciados por estes. Sendo assim, se nossa relação com outra pessoa é saudável e adequada, é bem possível que seremos influenciados de forma positiva. Caso contrário, podemos ter relações conflitantes.

Você já pensou sobre a qualidade de seus relacionamentos? Como você se relaciona com os outros?

Chamamos de habilidade social, a capacidade do indivíduo conseguir lidar com situações no seu dia a dia de forma adequada, sem causar prejuízos a si e ao outro. Algumas pessoas desde o nascimento apresentam comportamentos habilidosos, mas também tem aqueles que não possuem, então pode aprender! Isso mesmo! Habilidade social pode ser aprendida, ao observar as relações ou acompanhamento psicológico.

É importante ser assertivo nas relações, afirmando seus próprios direitos e expressando pensamentos, sentimentos de maneiradireta, clara, honesta e apropriada ao contexto, sem violar o direito da outra pessoa. Não é obrigado a aceitar o que outro fala e/ou faz, mas precisamos respeitar, expondo pensamentos e sentimentos de maneira não agressiva. Aceitar tudo calado, é considerado falta de habilidade, como o que tenta ganhar as coisas no grito e humilhando, oito ou oitenta.

Dizer “não”, é uma habilidade social. Quantas vezes disse sim, querendo dizer não? Mas o medo de não ser aceito pelo grupo, de chatear a outra pessoa, de não saber lidar com a situação fez com que ficasse calado?

Discordar de alguém não significa um comportamento negativo, mas de que você pensa de outra maneira, ou tem outras ideias e estratégias para resolver determinada situação.

Nas relações interpessoais é importante exercitar a empatia. Colocando-se no lugar do outro, compreendendo, bem como considerando sentimentos, necessidades e perspectivas de alguém, expressando este entendimento de tal maneira que a outra pessoa se sinta compreendida e validada.

Estudos mostram que relações interpessoais adequadas, favorecem a qualidade da relação, trazendo bem-estar e satisfação de vida para todos os envolvidos, além de facilitar as relações profissionais. Contribuindo positivamente em todos os aspectos da vida.

Psicóloga Marisele Souza

Atendimento:

Personal Med – Avenida Getúlio Vargas, 1010, centro, Osório/RS.

Telefone: 51 3148-0101.

WhatsApp: 51 8203 9902.

Comentários

Comentários