Notícias

26/06/2012 - 13h31min Educação

Escolas têm até o dia 1º de julho para escolher livros didáticos para anos iniciais

As escolas públicas têm até o dia 1º de julho para selecionar os livros didáticos que serão utilizados pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a partir de 2013. O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza resenhas impressas e na internet (www.fnde.gov.br) dos livros ofertados. No mesmo endereço as instituições de ensino devem registrar as suas escolhas.

São oferecidos livros nas áreas de letramento e alfabetização, matemática, língua portuguesa, ciências, história, geografia e história e geografia regional. O MEC orienta os professores a se reunirem, avaliarem os livros em uso e escolherem as obras que serão utilizadas no triênio 2013/2014.

A coordenadora da Equipe de Apoio à Leitura, Livro e Literatura da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria do Carmo Mizetti, alerta as escolas para preencherem a 1ª e a 2ª opção. As instituições que não indicarem os livros que desejam utilizar receberão os mais pedidos.

Maria do Carmo explica que o processo de escolha pela internet só é finalizado com a impressão do comprovante, após a gravação, no sistema, das obras selecionadas. Para mais informações as escolas podem entrar em contato com a Seduc pelo telefone: (51) 3288.4785 ou 4793.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é executado pelo MEC, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O PNLD prove as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares. Também são atendidos os alunos da Educação de Jovens e Adultos das redes públicas de ensino e das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado.

O PNLD é realizado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio.
Enviar para um amigoImprimirFazer comentárioVoltarTopo »Comentários »Veja Também em Educação: