Notícias

18/08/2012 - 10h39min Geral

Vigilância realizará microchipagem de cavalos em Osório

A Vigilância Sanitária em Osório, ligada a Secretaria Municipal da Saúde, realizará no próximo dia 25, sábado, a microchipagem gratuita de cavalos no Parque de Rodeios Jorge Dariva localizada às margens da RS30. Através do microchip que não causa nenhum desconforto no equino, será possível a identificação dos proprietários em caso de furto do animal, acidentes de trânsito ou abandono nas vias públicas.

O programa de identificação eletrônica será realizado de forma gradativa, inicialmente, pelos equinos acima de 6 meses de idade, e, em uma segunda etapa, em cães e gatos cadastrados no programa de castração. Cada microchip corresponde a um número de identificação (como a carteira de identidade humana).

Para processar a leitura é necessário um leitor óptico universal, semelhante ao utilizado em supermercados para leitura de código de barras. Deste leitor, os dados são transferidos ao programa informatizado que poderá ser acessado pelas Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e setor de trânsito, e Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

O proprietário do animal realizará um cadastro na Secretaria Municipal da Saúde e receberá a "carteirinha de identificação animal", para que tenha conhecimento do número que foi registrado. No ato da implantação do microchip, o proprietário receberá orientações de cuidados como vacinas, anti-parasitários, alimentação e manejo, pela equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde.

O horário de aplicação do microchipagem dos cavalos no Parque de Rodeios será das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. Mais informações sobre o microchipagem dos animais no município de Osório na Vigilância em Saúde, através do telefone (51) 3663 2690 ou na sua sede, localizada no Posto Médico Dr. Flávio Silveira (Rua Garibaldi, 255, bairro Sulbrasileiro).
Gabriela Pacheco
Enviar para um amigoImprimirFazer comentárioVoltarTopo »Comentários »Veja Também em Geral: