FOTO: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Tramandaí foi sede nesta manhã de terça-feira (30/07), de uma reunião de apresentação do projeto do complexo eólico da Lagoa da Fortaleza.

O novo parque, com capacidade de geração de 500 MW, abrangerá os municípios de Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Capivari do Sul e Osório.

O projeto está sendo desenvolvido pelas empresas Inno Vent Windenergy, Forza e tem como consultoria ambiental a GeoTrópico.

O grupo realiza há três anos estudos ambientais na região e há pelo menos seis anos monitora a estrutura dos ventos no litoral.

Segundo os profissionais Rafael Moura (Biólogo), Brites Pereira (Biólogo), Roberto Jardim (Engenheiro) e Edison Jardim (Administrador), que fizeram a apresentação do projeto, já foram promovidos encontros com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o próximo passo será uma reunião com o Governador Eduardo Leite, onde juntamente com os Prefeitos da região será solicitada a aprovação junto aos órgãos ambientais do novo parque eólico.

“O projeto inicial tem 250 torres, mas isso dependerá da potência de cada estrutura. De acordo com a geração de energia de cada uma, esse número pode variar entre 180 a 200 aerogeradores”, disse o engenheiro Roberto Jardim, que destacou que a área total será de 12 mil hectares.

Além do Prefeito Luiz Carlos Gauto, também participaram do encontro os Prefeitos de Capivari do Sul Marco Antônio Cardoso, de Balneário Pinhal Márcia Tedesco, o vice-prefeito de Osório Eduardo Rodrigues Renda, representantes dos Deputados Federal Bibo Nunes e Pompeo de Mattos e do Deputado Estadual Gabriel Souza, além dos Secretários Municipais de Tramandaí Fernando Campani do Meio Ambiente e Cláudio Pereira do Planejamento.

A InnoVent Wind Energy Worldwide é uma empresa alemã e tem sua sede no Brasil no Estado do Paraná. Ela atua no ramo de energias renováveis desde 1996.

Maxwell Bernardes (ASCOM)

Comentários

Comentários