Novo presbitério assume Comunidade Martin Luther, em Osório

Com instalação do novo presbitério, mulheres irão liderar comunidade luterana de Osório nos próximos dois anos.

Na última quinta-feira, 7 de fevereiro, a Comunidade Luterana Martin Luther empossou o novo presbitério, eleito em dezembro.

À frente da nova diretoria estará a presidente Gislaine Becker. Além de proprietária do Big Hotel, Becker também tem atuações no Conselho do Hospital São Vicente de Paulo, em Osório.

O vice-presidente será Jarbas Bobsin e a gestão conta ainda com o secretário Rangel Rufatto e o tesoureiro Odilon Trespach. Na ocasião, o pastor Joel F. Decothé Jr., desejou que “trabalho seja exercido nesse tempo com compromisso e com base em muita fé, esperança e amor”, além de “inspiração na dádiva do voluntariado”.

A comunidade, ligada à Paróquia da Trindade, que reúne as cidades de Osório, Caraá e Santo Antônio da Patrulha, e filiada à IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, foi fundada oficialmente em setembro de 1976, com 33 membros. O templo, na Rua Voluntários da Pátria, n. 1687, foi inaugurado dezembro do mesmo ano.

Além da presidente, a comunidade é atendida por uma pastora, Franciele Kogler Bartz. Na Paróquia da Trindade desde agosto de 2018, Bartz foi instalada em dezembro, em culto celebrado pelo Pastor Sinodal Edson Edilio Streck.

A presença feminina em comunidades luteranas sempre foi marcante. Na Alemanha, a ordenação de mulheres teve início em 1927 e elas correspondem hoje a 33% das ordenações. No Brasil, a primeira pastora ordenada pela IECLB foi Edna Moga Ramminger, em 1982. Antes disso, Elisabeth Dietschi, já havia concluído o bacharelado em teologia, em 1970.

A IECLB passou a ordenar catequistas, missionárias, diáconas e diaconisas em 1994 – antes, elas recebiam apenas uma benção especial. Hoje são mais de 230 pastoras em todo o país. Em Osório, Bartz não é a primeira mulher a oficiar cultos na Martin Luther.

A comunidade foi atendida pela pastora Eli Deifeld entre 2006 e 2009.

Comentários

Comentários