O Advogado – Nilton Moreira

Esta semana comemoramos o dia do Advogado. Personalidade que ocupa lugar de destaque no mundo, pois que com seu trabalho nobre tem a especificidade de zelar pelos direitos e garantias individuais de todos, principalmente quando são contratados. Embora qualquer profissão seja nobre e todas devam ser valorizadas, pois é por meio do trabalho que conseguimos o sustento, o advogado se destaca.

Mas nos dias de hoje de fartas conturbações, falcatruas, desvios de conduta, violência urbana que ceifa vidas mais do que guerras que estão em andamento pelo mundo, aparece o advogado como esclarecedor das Leis, que muitas vezes é o único meio de apoio que as pessoas dispõem para acalmar seus ânimos e receber os aconselhamentos diante de situações complexas como é o entendimento e interpretação das Leis.

O advogado é a figura que está disponível em todos os momentos para efetuar a defesa dos interesses de cada um, pois conhecendo amplamente a Lei, já que para isto estudou anos, serve de procurador para os trâmites na área da justiça em geral. É uma das profissões mais belas, e podemos dizer que é através deste defensor do direito que a Justiça de Deus se inicia o processamento no Planeta, pois que a Lei humana tem como inspiração da Divina.

O exemplo mais claro sobre a relação das leis do homem com a do Criador é os dez mandamentos, contidos num dos livros da bíblia, cujos mandamentos foram recebidos mediunicamente por Moisés no Monte Sinai. Este profeta trouxe a primeira revelação do Plano Cristo, cuja legislação vigorou por muitos e muitos anos, até a vinda de Jesus quando revelou o contido no Evangelho que englobou todas as leis e os profetas na máxima “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Moisés também aparece na figura de advogado do povo que liderava para ser libertado, enquanto que Jesus demonstrou inumeráveis atitudes de advogado, cuja defesa mais comentada foi a da mulher Madalena, quando ia ser apedrejada.

A Grécia é considerada o berço da advocacia e foi lá que surgiram grandes oradores como Demóstenes, Péricles, Isócrates, Aristides, Temístocles, entre outros, que foram considerados grandes advogados por sua persuasão e retórica.

Quase certo que em algum momento de nossa vida vamos precisar contratar os serviços deste profissional, pois da maneira com é o mundo, teremos nossos direitos infringidos ou infringiremos os direitos de alguém.

Existem várias especialidades de advogados e também vários perfis. Certamente aqueles mais compromissados com a seriedade do trabalho que exercem são notados por emanarem de sua aura uma confiança maior que vai asserenar os ânimos de seu cliente.

Comentários

Comentários