O Livro dos Espíritos – 150 Anos

“É com a perseverança que chegarás a recolher o fruto de teus
trabalhos. O prazer que experimentarás ao ver a Doutrina se propagar
e ser compreendida será uma recompensa da qual conhecerás todo o
valor, talvez mais no futuro do que no presente.”

O Livro dos Espíritos
Prolegômenos
Mensagem dos Espíritos à Kardec

Por certo em todo o planeta onde penetrem as idéias da Doutrina Espírita escreve-se algo sobre a obra primeira das cinco principais que Hippolyte Léon Denizard Rivail, o Allan Kardec, publicou há 150 anos. Sejamos mais um.
 
Kardec foi um cientista da educação, competência esta imprescindível para servir de instrumento dos Espíritos Superiores para materializar ao Homem da Terra a mensagem Divina. Sua base de formação teve como mentor o grande mestre Pestalozzi, pioneiro da reforma educacional no século 19, de quem, já aos 14 anos, foi colaborador.
 
A história da elaboração do Livro dos Espíritos é o próprio exemplo do que significa a Doutrina dos Espíritos: uma doutrina que pretende reaproximar o homem de Deus, estabelecendo uma linha filosófica, baseada na ciência.
 
O interesse de Kardec pelos fenômenos espíritas foram aguçados fundamentalmente por seu interesse científicio, sempre isento de preconceitos, aberto à investigação, cético das impressões superficiais, sempre buscando as causas lógicas de todo e qualquer acontecimento que não lhe fosse conhecido.
 
À medida que o plano espiritual propiciava-lhe oportunidades de experiência, desenvolveu seus métodos de investigação, de experimentação e registro das vivências. Não dispondo na época dos sofisticados recursos tecnológicos de hoje, fazia do raciocínio sua ferramenta principal: “Deduz-se a causa pelo efeito”, são suas palavras na introdução desta obra sesquicentenária.
 
No Livro dos Espíritos encontramos a referência para todos os aspectos que interessam ao homem terreno para a compreensão dos mecanismos universais a que estamos sujeitos e dos quais participamos, dentro do alcance de nossa compreensão. O entendimento dos conceitos ali colocados são essenciais para que possamos tomar contato com a luz do saber que necessitamos.
 
Esta obra é um degrau fundamental que nos cabe galgar, através de uma  primeira leitura, e tê-lo como base de consulta permanente quando nos faltar a certeza de interpretação dos aspectos da Doutrina dos Espíritos.
 
Esta obra é fruto de muitos espíritos, em corações e mentes, preparada através dos tempos e gerações terrenas, no recrutamento de muitos colaboradores e ambiente adequado, orquestrada pelo plano superior, coroadas pela dedicação do mestre Rivail.
 
E como toda a ação Divina, é semente de criação, lançada no terreno fértil da maturidade espiritual que já desperta o gênero humano, preparando-o para um porvir de luz.

Comentários

Comentários