O trabalho do(a) psicólogo(a) no processo de tratamento do câncer – Marisele Souza

Dia 04 de fevereiro, dia mundial da prevenção contra o câncer. Um dia qualquer. Mas que nos convida a refletir, olhar para nós mesmos, avaliar a nossa vida, nossos hábitos, como vivemos, o que queremos.

E também, pensar em pessoas próximas que vivem ou viveram em suas vidas o diagnóstico e o tratamento, o indivíduo e/ou familiares que sofreram ou sofrem junto com essas pessoas durante todo o processo de doença e ainda, aqueles que acabaram perdendo este familiar, amigo, colega, conhecido…

O diagnóstico de câncer e todo o processo da doença são vividos pelo paciente e pela sua família como um momento de intensa angústia, sofrimento e ansiedade.

Com o rótulo de uma doença dolorosa e mortal, é comum o paciente vivenciar no tratamento, que muitas vezes é longo, marcado por perdas e sintomas variados, a incerteza quanto ao futuro, diante de fantasias e preocupações em relação à morte, mutilações e dor encontram-se presentes.

O acompanhamento psicoterápico, realizado com um(a) psicólogo(a) a estes pacientes têm apresentado resultados significados ao indivíduo, segundo estudos realizados, tanto ao doente, quanto a sua família. Ganhos significativos na melhora do estado geral de saúde, melhora da qualidade de vida, melhor tolerância aos efeitos variados da quimio/ radioterapia e cirurgia, e melhor comunicação entre paciente, família e equipe.

O(a) psicólogo(a) pode identifica e compreende os fatores emocionais que intervêm na saúde, levando o paciente a compreender o significado da experiência do adoecer, possibilitando construir novos significados e sempre atento a sintomas como depressão e ansiedade ajudando-o a desenvolver estratégias adequadas para enfrentar as situações estressantes. Além do suporte a família, que encontra-se abalada neste momento.

O psicólogo, tem papel importante neste momento, podendo contribuir para o tratamento do paciente, para que ele e família, possam estar fortalecidos.

Psicóloga Marisele Souza

Atendimento:

Personal Med – Avenida Getúlio Vargas, 1010, centro, Osório/RS.

Telefone: 51 3148-0101.

Comentários

Comentários