Osório é a primeira cidade do Litoral a incluir Libras como disciplina curricular

O município de Osório, visando a importância de valorizar a inclusão, implantará neste ano letivo de 2020, o estudo da Língua Brasileira de Sinais – Libras, no currículo escolar da rede pública municipal.

A introdução deste componente é amparada pela Lei nº 6.275, de 1º de outubro de 2019 e integra o Documento Curricular de Osório, elaborado e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação em 2019. O material que serve de referência pedagógica para os professores da rede pública, será apresentado em 19 de fevereiro, durante formação dos profissionais de educação da rede.

Neste ano, os alunos do 6º e 7º anos terão a disciplina de Libras e os do 8º e 9º anos, serão contemplados com a Língua Espanhola, que também integra a matriz curricular.

Outra importante ação é a implantação dos estudos relacionados a Educação Ambiental com o programa Jogue Limpo com Osório, idealizado pela primeira-dama Soraia Abrahão, em 2013, e, que vem colaborando para a conscientização da população em geral no cuidado, limpeza e preservação da cidade.

O programa Jogue Limpo é uma sugestão de aprendizagem que estará presente em todos os componentes curriculares e entrará na proposta pedagógica, fundamentado na BNCC, que normatiza e representa o direito de aprendizagem dos estudantes. O mesmo é interdisciplinar, atendendo desde a educação infantil até ao ensino fundamental.

O prefeito Eduardo Abrahão destaca que a educação integra o tripé de sua gestão juntamente com saúde e desenvolvimento econômico e que sempre foi uma meta implantar o estudo de Libras na educação. “Estamos muito felizes com essa concretização. Em 2019, também passamos a oferecer curso de Libras, para os servidores do município, o que faz parte do nosso atendimento inclusivo.

Além dessa conquista, teremos também espanhol e o Jogue Limpo, que é sem sombra de dúvida, o programa que mudou o comportamento dos osorienses em relação ao cuidado com a nossa cidade. A comunidade abraçou o programa e as escolas têm papel preponderante nessa ação. A nova base curricular inicia a partir deste ano letivo e estamos com a melhor expectativa possível”, destaca o prefeito Abrahão.

Comentários

Comentários