Osório é o segundo município gaúcho a lançar Portal Ambiental

O portal da Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária  que entrou em operação neste mês, foi lançado nesta manhã desta quarta-feira (17/5) no Plenarinho da Prefeitura, com a presença de autoridades e a comunidade.

O Portal Ambiental é uma página da Internet que serve de ferramenta para uso dos municípios no licenciamento ambiental. Administrado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária em parceria com a empresa Sysnova Informática LTDA, já está atendendo a demanda de licenciamento ambiental no âmbito da competência municipal.

Os cidadãos têm acesso às informações gerais sem necessidade de efetuar log in ou ter cadastro prévio. No Portal há serviços como sistema de consulta online que consta de informações, além da agilidade e facilidade no acesso à legislação, formulários, procedimentos e documentação necessários para protocolar os pedidos de licenças e autorizações ambientais. Assim, a transparência dos processos ambientais fica assegurada à comunidade.

O Portal pode ser acessado para conhecer os projetos ambientais e educativos da Secretaria e atualizar-se sobre os eventos ambientais. O acesso é: portal.sysnova.com.br/Osório

O prefeito Eduardo Abrahão destacou que Osório destaca-se pela atenção à informatização. “Fomos pioneiros nesta área na saúde e agora somos os segundo município a implantar o Portal Ambiental. Outra novidade é com o projeto Folhear, iniciativa da Secretaria de Administração que em breve começa a ser implantado para agilizar os trabalhos do Poder Público municipal. Agradeço o empenho da equipe da SMMAAP e o dinamismo do secretário Carlos Fontoura que está dando uma nova dinâmica aos trabalhos”.

O Secretário Carlos Fontoura explicou que o Portal, além de facilitar as ações vai otimizar tempo. “Estamos trabalhando para que Osório seja referência no Estado por qualidade de vida e pelos serviços oferecidos de forma diferenciada. Isso é jogar limpo com Osório, é melhorar a qualidade de vida através dos serviços oferecidos aos contribuintes”, destacou.

A estratégia de lançar o portal integra as ações do programa Jogue Limpo com Osório que promove a conscientização sobre o descarte correto do lixo e cuidados que beneficiam o meio ambiente de um modo geral. Com o portal haverá o uso inteligente de papel, por exemplo.

Eliana C. Izaias

Comentários

Comentários