Osório: eleição, Novo Prefeito, Recado do Internauta, Por que dizer não à FASE…

Chegou a hora
Está chegando a hora. Militantes dos dois lados lutam pelos últimos votos. Até o momento não temos nenhuma pesquisa registrada, o que torna a onda de boataria grande na cidade. Pelo que vejo a diferença de votos entre um e outro não será grande.

Novo Prefeito

O novo prefeito ao longo de seu mandato terá menos dinheiro em caixa, devido às perdas significativas de receitas que deveremos ter em breve. O novo mandatário não deverá pensar em fazer mais e sim fazer melhor. Com menos dinheiro em caixa, terá a obrigação de errar menos que o atual governo. Não pensar somente em quantidade e sim em qualidade, para que a mesma coisa não tenha que ser refeita.

Novo Prefeito II
Outro ponto que o novo governo obrigatoriamente terá que abordar: Osório é uma cidade turística? Industrial? Religiosa? Hoje tenta ser tudo e não é nada. Falta identidade. Falta visão.

Eleição
A imagem que vi neste final de semana do atual Prefeito Municipal de Osório, Romildo Bolzan Jr., em cima de uma carroça, em um ato partidário, é uma daquelas coisas que só podemos visualizar mesmo em um período eleitoral.

Eleição II
“A política é algo muito sério para ficar na mão somente dos políticos!”. General De Gaulle (França).

Passado o 07 de outubro quem hoje briga pelo seu voto ficará mais calmo e aí será nossa vez de brigar pelo que prometeram… Jamais esqueça: quem os paga somos nós…

Recado dos internautas sobre a coluna anterior

Recado I
Oi Rogério, em seu comentário você cobra dos empresários um posicionamento sobre a Fase. Houve uma mexida no assunto, mas faltou o apoio das demais entidades representantes da sociedade civil. Como você disse, 75% dos votantes em sua enquete foram contra, mas não estão unidos, a mídia também não se posicionou, e assim ficaram somente os empresários. E muitos destes moram em condomínios e não estão muito preocupados com esta tal insegurança que a Fase irá trazer. Abraço. Jairo Vieira.

Recado do internauta II
A vida me ensinou que não se deve levar muito a sério o político e o empresário. O primeiro oscila entre a conveniência e o voto. O outro entre o capital e o lucro. Logo, a respostas aos comentários do senhor – pertinentes e louváveis -, infelizmente esbarram nas premissas acima. Edgar Lazzarin.

Recado do Internauta III
Sobre Tema de internauta II: Segundo a Lei 6.766, cabe ao Loteador dotar o Loteamento de toda a infraestrutura necessária. Quando assim não proceder, não deverá ser aprovado o Loteamento. No caso em tela, quem estaria cobrando a instalação da água? O MP existe para isto! Denuncie! João Batista Almeida.

FASE
Na coluna anterior, escrevi que iria abordar o tema da FASE em Osório na visão de um internauta. Segue abaixo.

SUPOSTO BENEFÍCIO ORÇAMENTÁRIO. BALELA
Mesmo que se afirme que o Município seria beneficiado na distribuição orçamentária como forma de compensação por esta desvalorização e outras desvantagens advindas da instalação da Fase em sua jurisdição, não há de se crer que tal seja vantajoso, pois é notório o atraso de liberação de recursos em setores essenciais à administração do Estado, quem dirá em situações como a posta em discussão.

EVIDENTE AUMENTO DA INSEGURANÇA
Considere-se ainda o fato de que essas áreas trazem evidente risco à segurança da população, eliminando todo e qualquer atrativo que a ideia pudesse ter.

Que não se argumente com o enfadonho discurso de que tão somente veremos adolescentes da região aqui recolhidos. Pregação idêntica fora utilizada por ocasião da instalação da Penitenciária Modulada Estadual de Osório, e bem sabemos o fim que isto levou.

As vagas ficam a mercê da administração da casa, subordinadas à Secretária de Segurança do Estado. Acolher justificativas para receber infratores de outras regiões será ato simplório!

DESVALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA
É consabido que os terrenos vizinhos a Fase perderão metade de seu valor, por questão de (in)segurança, e por exposição das famílias nas tentativas de fuga. Além do reflexo irremediável que ocasionará no restante dos imóveis situados no Município, vez que é de monta a pecha que se estabelecerá em Osório.

AUMENTO DA CRIMINALIDADE
Infelizmente é de conhecimento de todos que grande parte dos jovens advém de famílias já corrompidas pela marginalização [leia-se estar à margem da sociedade]. Assim como já ocorreu por ocasião da instalação da penitenciária no Município e continua a ocorrer conforme transferência e liberações de apenados, a família destes os acompanha, visando ficarem mais próximas do ente “querido”, ocasionando aumento no índice de crimes na região.

AUMENTO DE NESCESSITADOS E CARENTES
Em regra as famílias dos jovens infratores advêm de classes econômicas extremante frágeis, carecendo de ajuda para se manter, sobrecarregando ainda mais o já combalido sistema de assistência social, saúde, educação, segurança e demais setores públicos.

DO MUNICÍPIO REFERÊNCIA
Como argumento mor para a instalação da Fase em Osório/RS usa-se e abusa-se do argumento de que a cidade é o polo regional, referência, portanto, dentro do Litoral Norte, devendo por isso assumir o ônus desta caracterização.

Contudo, esquecem-se os defensores da proposta que o argumento somente é levado em consideração quando lhes convém, capciosamente omitindo-se em outros momentos.
Quando a Receita Federal deixou Osório: silêncio.

Quando o INSS deixou de realizar diversas funções em Osório: silêncio.

Quando Osório é preterido em políticas públicas para outras cidades da região: silêncio.

Quando se falou na instalação de Vara Federal na região, escolheram Osório? Claro que não, Capão da Canoa.

Quanto ao hospital regional? Nem uma vírgula saiu do papel.

Por outro lado: Penitenciária Modulada Estadual de Osório dispõe de aproximadamente 1500 presos atualmente, dos mais diversos lugares do Estado.

A Fase: está a passos largos a caminho.

Ah! Dizem também que Osório dispõe da Vara Regional da Infância e Juventude. Devolvemos com uma pergunta: que benefício isto traz a Osório? Nenhum. Apenas o ônus de agora ter de sediar a instalação da Fase em sua circunscrição.

PERDA DE INVESTIMENTOS

Osório restará marcada como um núcleo prisional. É evidente que isto influência na tomada de decisão de investimentos de empresas, as quais por certo não terão interesse em vincular sua marca a este estratagema.

No período eleitoral não serão aprovados quaisquer comentários, em atenção à legislação vigente.

Comentários

Comentários