Osório: onde tem fumaça, tem fogo?

A população de Osório foi surpreendida com a notícia de que a polícia estaria impedindo a entrada dos funcionários na Prefeitura Municipal, na manhã desta quarta-feira. No local a Polícia Civil realizava a Operação Cartola.

A ação tenta desarticular uma rede suspeita de praticar crimes contra a administração pública em oito municípios gaúchos, entre elas Osório e Tramandaí.

O evento é resultado de dez meses de investigação de agências de publicidade que teriam financiado campanhas eleitorais em troca de favorecimentos políticos e vantagens em licitações.

Agência de Publicidade

Estive pela manhã na coletiva de imprensa no gabinete do prefeito. Bolzan julgou o ato como um espetáculo desnecessário, pois de acordo com ele, todos os dados apreendidos poderiam ser requisitados legalmente, sem barulho algum.

Agência de Publicidade II

O fato é que: se há algo ilegal feito por alguém dentro da prefeitura iriam dar documentos que os incriminasse? Óbvio que não. Não estou dizendo que há isto, mas é uma forma da polícia surpreender possíveis “envolvidos”.

Agência de Publicidade III

Perguntei ao prefeito o porquê contratar tal empresa para cuidar da publicidade da prefeitura, mesmo já sabendo a resposta. De acordo com Bolzan, a agência agiliza os serviços e contribui para um melhor funcionamento dos atos públicos na área de publicidade.

Na pratica, a agência evita um série de burocracia na hora de contratar um serviço publicitário, como uma licitação, por exemplo.

Agência de Publicidade IV

Na conversa, Bolzan disse que os negócios envolvidos com a empresa giram em torno de 900 mil reais durante o ano. Na maioria das vezes, a agência leva 20%, o que quer dizer que a empresa teria recebido 180 mil reais pelos seus serviços, o que, convenhamos, é um bom valor.

Mas, voltando aos 900 mil reais gastos em publicidade, peço à gentileza que a competente Assessoria de Imprensa da Prefeitura, envie à coluna, onde e quanto foi gasto em cada meio de comunicação durante o ano de 2010.

Iremos divulgar aqui para a população tomar conhecimento e ver onde está sendo empregado o seu dinheiro.

Coalizão

Com a entrada do PP no governo municipal, só sobra de oposição o PMDB na vereança. Se antes se dizia que o PP estava sendo cozinhado pelo PDT (pela demora na negociação), agora podemos dizer que o partido entra em um caldeirão em ponto de ebulição?

Oposição

E por falar nisto, ficará o PMDB calado frente aos últimos acontecimentos, ou fará sua parte e assumirá de vez o papel de um partido de oposição no município?

Presidente

E o presidente do Legislativo, Denílson Silva (PT), sendo a autoridade máxima na fiscalização do poder executivo tomará alguma atitude concreta para investigar tais acusações ou se calará por ser seu partido aliado do governo municipal?

Diploma

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em sua sessão plenária aprovou, por maioria, o apoio da entidade à aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institua a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. Há dois anos, por oito votos a um, o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional a exigência de diploma de curso superior de jornalismo para exercício da profissão.

Diploma II

Em tempo esta medida. Por tudo que um meio de comunicação pode fazer na vida de uma pessoa, o mínimo exigido para isto é que os responsáveis tenham o conhecimento adequado para tal ato.

Conhecer as leis, os direitos, as regras, é primordial para um trabalho justo e acima de tudo, bem feito, sem sensacionalismo ou outros meios para chamar a atenção a qualquer custo.

Júri

Por falar em jornalista, queria aqui neste espaço, destacar o grande trabalho de Guilherme Dexheimer na cobertura do Júri do caminhoneiro que matou a dentista na Rota do Sol em 2009.

O Litoralmania foi o único meio de comunicação do Estado a cobrir na íntegra o julgamento.

Comentários

Comentários