Osório: Tafona da Canção, Feira do Livro…

Tafona da Canção

Sempre fui contra levar a Tafona da Canção para o centro da cidade. Quem acompanha minha coluna sabe bem disso. Se você quiser reler o que sempre defendi basta acessar meus comentários a partir de 2005, tem tudo arquivado.

Numa dessas colunas o meu amigo e Jornalista Antão Sampaio, (frisa-se, um dos poucos jornalistas verdadeiros que temos em nossa região) na ocasião Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Osório, defendeu a vinda da Tafona para o centro da cidade.

Clique aqui e leia na íntegra.


“…Também é conhecido o berro do comércio local com o rodeio e Tafona que tira o público do centro. Pois com a Tafona do centro o nosso comércio vai ser mais valorizado. Será um evento que hoje não temos no centro da cidade. Junto com ela podemos fazer uma grande Festa Gastronômica como foi a Festigula. Aliás, é bom lembrar que a Festigula foi criada em governo anterior, fizeram somente uma vez, e nunca mais se falou do assunto. Portanto não é justo que se critique a atual administração por este Festival que não foi criado e nem terminado pelo Romildo. Já se houve comentários que a atual administração terminou com a Festigula o que não é verdade…”

“…Enquanto isso a Tafona seria um grande festival no Centro da cidade, com shows imperdíveis, e o comércio lotado , junto com um grande Festival Gastronômico ao estilo do Festival do Peixe com aqueles pavilhões onde nossa gente mostraria o que temos de melhor na cidade, inclusive uma Feira de negócios, pois é idéia de alguns trazerem a Fenecad, para junto da Tafona. A Fenecad  hoje expõe mais de 100 empresas de Osório e região  e é organizada por Alunos da ADM da Facos, e lota o Pavilhão da CNEC. Este evento poderia ser aliado da Tafona. Teríamos um Grande Festival de Música, uma grande Festa Gastronômica e uma Grande Feira de Negócios…”


O tal evento gastronômico não saiu do papel e não é culpa do jornalista, que hoje não é mais assessor da Prefeitura. A FENECAD ficou como sempre esteve e o Grande Festival, com shows imperdíveis, não foi tão imperdível assim, pois o público mesmo com a entrada gratuita não se fez presente em grande número.

O comércio, bom, esse, acho que não deve ter notado diferença alguma, se é que soube que houve algum festival no final de semana.

Divulgação

Escutei uma entrevista com o Prefeito Romildo Bolzan Jr., onde afirmou que o público não foi o esperado, mas não foi falta de divulgação a causadora deste problema.

Bom, se divulgar o evento faltando alguns dias e em alguns lugares de pouca visibilidade não é uma das causas do pouco público presente, então não sei o que pode ser.

Por sorte o Prefeito não participa de organizações de festas privadas, pois provavelmente teria prejuízo.

Público muito pequeno no sábado

Parque

Quando era no Parque de Rodeios a Tafona sempre tinha um grande público.

No mesmo horário do Festival, o Parque Tupy, que está localizado bem próximo onde foi o evento este ano, estava cheio. Fica a sugestão para a atual administração, se não querem fazer no Parque de Rodeios, pois querem deixar no Centro da cidade, de repente poderiam fazer junto ao Parque Tupy. Quem sabe não dá certo?

No mesmo horário da Tafona, Parque Tupy estava com grande público

Tafona

Mas nem tudo foi ruim não. O som este ano estava impecável e Loreno Santos encantou a todos cantando o Hino de Osório.

Feira do Livro

Por outro lado, a 22° Feira do Livro de Osório foi um espetáculo a parte. Recebemos nos últimos dias alguns e-mails indagando-nos de como podia ser a 22° edição, se não lembravam de nenhuma outra.

O fato é, essa feira vendeu mais de 8 mil obras, trouxe vários autores renomados e deu uma aula em como organizar um evento cultural.

Cabe destacar alguns nomes que são os responsáveis por toda essa qualidade.

A comissão Organizadora da Feira do livro foi composta por: Mailor Kingeski, Tâmara Carniel, Selma Borges, Rosane Hammel, Ronaldo Teixeira, e os escritores Jerri Almeida, Rodrigo Trespach, Norma Trespach, Suely Braga.

A maior Feira do Livro da história da cidade

Comentários

Comentários