Nova entidade assume hospital de Osório no mês que vem

Foto: Eliana C. Izaias

O Conselho do Hospital São Vicente de Paulo, apresentou ao prefeito de Osório Eduardo Abrahão na tarde desta quinta-feira, 17/1, em seu gabinete, os representantes do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências de Saúde (IAHCS), que passam a administrar o Hospital São Vicente de Paulo a partir de fevereiro deste ano.

O prefeito explicou que recebeu com satisfação, a informação do Conselho do Hospital sobre a empresa que irá assumir mesmo.

Ao longo de 2018, os integrantes do Conselho realizaram estudos e escolheram IAHCS como responsável. “Na condição de prefeito e interventor, sempre fui claro, ao dizer que essa decisão compete ao Conselho, que é o responsável pelos encaminhamentos do hospital.

Evidentemente, concordamos e vamos devolver o hospital para a Sociedade Beneficente São Vicente de Paulo, a partir de 14 de fevereiro que é o final do término da prorrogação.

A intervenção terminou dia 14 de janeiro, mas o Conselho pediu a prorrogação de 30 dias para fazer encaminhamento de contratação com a nova instituição.

Segundo Abrahão é uma decisão de grande relevância levando em conta que durante todo o ano de 2018 o Conselho discutiu sobre a empresa que iria administrar o hospital. Foram inúmeras reuniões, tratativas e chegaram a essa conclusão, o que é extremamente importante.

O Conselho Municipal de Saúde, representado pelo seu presidente Jorge Teixeira, deu todo apoio e demonstrou parceria junto a nova instituição, bem como a Administração Municipal que sempre esteve junto ao hospital São Vicente de Paulo, independente da sua direção do seu presidente e nessa nova formatação de administração estará mais uma vez presente dentro dos seus limites e responsabilidades, auxiliando o hospital São Vicente como sempre fez.

O prefeito lembrou que 2005 até hoje, o município de Osório investiu 55 milhões de reais no hospital São Vicente de Paulo, dados contabilizados pela Secretaria de Finanças do município e o Tribunal de Contas do RS. De 2005 a 2012, foram investidos 27 milhões e 600 mil reais e de 2013 a 2018, 27 milhões e 800 mil reais, nos governos de Romildo e Abrahão.

“É importante que a sociedade saiba disso porque foram investimentos que vieram sempre para beneficiar como a compra de serviço, compra de equipamentos e construções de obras para qualificar a estrutura física do Hospital. Espero e tenho uma expectativa muito positiva de que essa nova direção do hospital acompanhada pelo Conselho tenha sucesso porque o sucesso do IAHCS também será o sucesso do hospital de Osório, nosso município e região”.

O representante da Federação dos Hospitais do RS (Fehosul) e o Instituto de Administração Hospitalar (IAHCS), o Dr. Sérgio Ruffini, disse que somente os profissionais dispostos a cuidar das pessoas farão parte da equipe nova.

Comentários

Comentários