Parceria amplia oportunidade de trabalho a apenados do Presídio de Osório

GD_20150405130217osorioA parceria entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a empresa LAC -Secagem de Areia tem gerado mais vagas de emprego para os apenados do anexo semiaberto da Penitenciária Modulada de Osório (PMO). O convênio entre as duas instituições foi ampliado, passando de oito para 20 vagas, apresentando ainda a expectativa de novas contratações.

A empresa está situada em Osório e é parceira na inserção de indivíduos no mercado de trabalho desde outubro de 2014. De acordo com o proprietário, Jorge Aguiar, o interesse pela contratação de apenados do regime semiaberto surgiu a partir da falta de funcionários na temporada de verão, que optavam por atividades informais.

Oportunidade
Foi apostando no trabalho prisional que o empresário entrou em contato com o coordenador do semiaberto, Elton Almeida, e com o chefe segurança, Dário Dany, que formalizaram a parceria. A seleção foi realizada pela equipe técnica do instituto. Segundo a assistente social Kadija Taha, o perfil traçado foi por apenados que já haviam trabalhado, tinham bom comportamento e nenhum PAD (Processo Administrativo Disciplinar).

O contrato é feito de acordo com as leis trabalhistas. Todos possuem carteira assinada, são inscritos no Sindicato da Construção Civil, têm carga horária de 40 horas semanais, recebem remuneração mensal, que gira em torno de R$ 1 mil, além de insalubridade, auxílio transporte, alimentação e remição (três dias de trabalho diminui um dia de pena).

O proprietário Jorge Aguiar comenta que está satisfeito com o resultado obtido. “O trabalho desempenhado pelos apenados é exemplar e também serve de inspiração para os demais funcionários da empresa”, relatou. A LAC possui atualmente 55 trabalhadores.

Caroline Paiva

Comentários

Comentários