Por que a vacina contra a gripe é só para crianças de seis meses a menores de seis anos?

Um dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é o das crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Elas serão imunizadas na terceira etapa da campanha, que vai de 9 a 22 de maio.

Nessa fase, também estão incluídas grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência.

A vacinação contempla crianças até 6 anos pois nesse período é maior o risco de desenvolver complicações graves a partir da gripe. Quem afirma é o presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri.

“A vacina contra a gripe, contra o vírus Influenza, se mostrou efetiva (ou seja, protege as pessoas da doença) quando vacinamos crianças a partir dos seis meses de idade. Antes disso não há nenhuma demonstração de que a vacina tenha eficácia comprovada. E mais que isso: as crianças pequenas quase sempre estão em amamentação, o que já é uma proteção muito importante. Além disso, quando nós vacinamos a grávida – e a grávida está incluída nos grupos prioritários para receber a vacina da gripe –, os anticorpos e as defesas que a mãe produz são transferidas também para o bebê, protegendo esse primeiro semestre de vida.”

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina no dia 22 de maio. O Ministério da Saúde adquiriu 79 milhões de doses para imunizar pessoas em todo o Brasil.

A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três tipos de vírus mais comuns no hemisfério sul: Influenza A (H1N1) e Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Desde o início da campanha, a alta procura dos brasileiros pela vacina levou ao esgotamento temporário das doses nos estoques dos postos de saúde e nos demais pontos de vacinação. Mas isso não é motivo de preocupação, segundo o Ministério da Saúde.

O repasse de remessas da vacina de forma escalonada era previsto por causa da antecipação da campanha, como explica a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana.

“Estamos disponibilizando 79 milhões de doses da vacina contra o Influenza durante todo o período da campanha. Nós estamos fazendo a distribuição de forma escalonada. Conforme recebemos do Instituto Butantan vamos encaminhando aos estados.”

Em caso de fila nos postos de vacinação, mantenha distância de pelo menos 2 metros das outras pessoas, principalmente de idosos. E, para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, acesse saude.gov.br/vacinabrasil.

Comentários

Comentários