Por que sua marca precisa de um slogan, tagline, visão e missão

Chamarias ao “Just Do It” da Nike o seu slogan? Muitas pessoas o fariam, mas estariam erradas. Essas famosas três palavras são na verdade o tagline delas. E a Disney? Você chamaria o seu objetivo de “Fazer as pessoas felizes” de sua missão? É realmente a sua declaração de visão.

Então, qual é a diferença entre essas quatro definições de marca e por que isso importa? Bem, você vai encontrar muitas respostas diferentes para ambas as perguntas online, mas aqui está a nossa opinião (alinhada de perto com a escola de pensamento de David Aaker).

Yanalya/Freepik

Perceba a diferença entre estas 4 questões essenciais para qualquer negócio

Ter um negócio é complicado e existem inúmeros pontos a ter em consideração. Assim, hoje explicamos-lhe a diferença entre slogan, tagline, missão e visão.

1 – Tagline

De acordo com a especialista em branding e autora Laura Ries, “As etiquetas podem ser bonitas, engraçadas, irreverentes ou irrelevantes, mas geralmente têm pouco a ver com o que faz uma marca ter sucesso. As etiquetas são como os varredores de estradas no final de um desfile. Eles chamam a atenção para o fato de que o comercial chegou ao fim. Mas raramente posicionam a marca. Isso é verdade no “Just Do It” da Nike ou o “ThinkDifferent” da Apple.

Esses slogans não dizem por que você deve usar produtos da Nike ou da Apple. Eles não incluem benefícios ou recursos. Em vez disso, eles agem como gatilhos de marca.

Você ouve ou vê essas frases e associa instantaneamente a marca à qual elas pertencem. Ries continua, “O que falta na maioria dos slogans é motivação”. Os slogans agem como um logotipo verbal. Eles devem ser tão reconhecíveis e tão fáceis de digerir.

Certifique-se de que o seu slogan representa a essência da sua marca. Você é um underdog como UnderArmour? Se sim, o seu slogan deve incorporar a perseverança, o trabalho árduo e a tenacidade que a sua marca representa.

No caso UnderArmour, isso aparece como o slogan deles, “I Will”. Os slogans são importantes porque posicionam a sua marca na indústria e dizem às pessoas quem você é e o que você defende, em vez do que você faz.

Porque queremos saber quem são as pessoas (e as marcas) antes de fazermos negócios com elas.

2 – Slogan

Os slogans devem comunicar o “porquê” da sua empresa. Isto é quando você diz ao seu público por que eles devem escolher seu produto ou serviço, o que você faz, ou por que você o faz. No caso da Nike, o slogan seria “Inspiração e Inovação para Todos os Atletas do Mundo”.

Pegue a FedEx, embora eles tenham tido muitos slogans ao longo dos anos (“Soluções que importam”, “Nós entendemos”, etc…), eles tiveram um slogan que resistiu ao teste do tempo, “Quando absolutamente, positivamente tem que estar lá da noite para o dia”.

Consegue ser longo, mas ao mesmo tempo memorável. Ele lhe diz o benefício de escolher a FedEx. O que faz a FedEx, a FedEx? Eles são rápidos e confiáveis.

Isso é o que um bom slogan deve comunicar. “WeUnderstand” não me diz nada de significativo sobre por que eu deveria escolher a FedEx para minhas necessidades de remessa, mas “Quando absolutamente, positivamente tem que estar lá da noite para o dia”, sim.

Assim, é essencial saber como gerar um slogan.

3 – Missão

A declaração de missão da sua empresa descreve os passos decisivos que está a tomar para cumprir os seus objectivos.

Ela define os objetivos da empresa e como você vai realizá-los. Deve ser bastante simples e conciso. E deve usar uma linguagem específica para descrever como e por que você faz o que faz.

Tome Dove. Sua declaração de missão (chamada de ‘O Compromisso de Beleza Real de Dove’) é a seguinte:  “A beleza é para todos”. Dove convida todas as mulheres a realizarem seu potencial pessoal para a beleza, envolvendo-as com produtos que proporcionam cuidados superiores.

É curto e direto ao ponto, mas lhe diz sucintamente o que Dove faz no mercado de hoje e por quê. Não se deixa levar por uma linguagem exótica e frases ocas. Em vez disso, diz muito claramente ao seu público aquilo em que acredita.

4 – Visão

Enquanto uma missão diz ao seu público, investidores ou equipe onde a sua empresa está focada hoje, uma visão diz a esses mesmos grupos para onde você vai amanhã.

É onde você espera estar em cinco, dez ou cinquenta anos, juntamente com o impacto que você espera que sua marca tenha tido no mundo.

Vamos dar outra olhada em Dove e sua declaração de visão. Eles dizem: “Acreditamos que a beleza deve ser uma fonte de confiança, e não de ansiedade. É por isso que estamos aqui para ajudar as mulheres de todos os lugares a desenvolver uma relação positiva com a forma como elas olham, ajudando-as a aumentar sua auto-estima e a realizar todo o seu potencial”.

Elas não estão delineando uma estratégia diária para disseminar essa crença de que “a beleza deve ser uma fonte de confiança”. Sua declaração de visão esboça seus ideais, e o que eles esperam que o impacto seja que eles deixem na indústria da beleza.

Esperamos que já perceba bem as diferenças entre slogan, tagline, missão e visão.

Comentários

Comentários