Praça José Antônio Trespach, no Bairro Panorâmico é revitalizada em Osório

Fotos: Eliana C. Izaias/PMO
Fotos: Eliana C. Izaias/PMO

Em um ato marcado por emoção e alegria, no final da tarde desta terça-feira, três de Abril, o Poder Público de Osório entregou aos moradores do Bairro Panorâmico, a obra de revitalização da Praça José Antônio Trespach, denominada através da Lei 3530/2003, de 18 de novembro de 2003, assinada pelo então prefeito Eduardo Renda.

Autoridades, a matriarca da família Sidônia Klagemberg Trespach, familiares do homenageado e moradores, reuniram-se na Praça no dia do aniversário de 91 anos de Trespach. Para marcar a entrega das melhorias no espaço público foi descerrada uma pedra enorme e a placa da revitalização. O aniversário foi lembrado com a soltura de 91 balões brancos, em sinal de gratidão e de que a paz predomine no Bairro que é orgulho para os moradores.

A obra executada pelo Poder Público, através da Secretaria de Obras, Saneamento e Trânsito, teve como idealizadora do projeto a filha de José Antônio, Norma Trespach, que viu mais um dos seus sonhos realizados neste importante dia.

O prefeito Eduardo Abrahão destacou que felizes são as famílias que têm pessoas dignas de reconhecimento como o José. “A importância do nosso homenageado junto a história deste Bairro e do município, faz com que aumente a responsabilidade dos seus descendentes de manter a credibilidade e respeitar a memória de quem tanto fez pelo desenvolvimento. Esse é um ato muito importante para nós, sabemos que uma cidade se referencia pelas famílias e que as pessoas escolhem um Bairro para viver bem, e o Panorâmico é um exemplo pela sua conceituação, antes de ser Panorâmico é o Bairro dos Trespach. Fico feliz em fazer parte dessa homenagem e parabenizo toda a família Trespach por construir uma cidade com qualidade de vida”, afirmou o prefeito que anunciou a construção de uma Academia ao Ar Livre, sem data prevista.

O neto do homenageado Rodrigo Trespach salientou que é sempre emocionante falar sobre seu avô, que deixou um legado que orgulha seus descendentes e que hoje completaria 91 anos de idade. “Com apoio do Poder Público, a quem agradeço e com a ideia da Norma, temos essa bela obra sendo entregue”.

A obstinada filha de José, Norma Trespach, que se empenhou muito para ver a obra pronta, e estava radiante do seu jeito, explicou o significado da pedra colocada na Praça, que sustenta a placa registrando a data de entrega da obra da revitalização. Outra iniciativa de Norma foi a de referenciar cada ano de aniversário, com um balão branco.

Também fizeram uso da palavra a representante do Poder Legislativo vereadora Maria Isabel Pereira, a Belinha; o vice-prefeito Eduardo Renda e o Secretário de Obras, Saneamento e Trânsito Gilberto Silveira Matos.

O histórico

José Antônio Trespach nasceu em três de Abril de 1927 e faleceu em 2002. Filho de Alfredo Antônio Trespach (1901-1947) e Olinda Schumacher (1903-1988), e tetraneto do imigrante Friedrich Dressbach (1778-1853). Com a vida difícil no interior de Maquiné e um futuro incerto para os cinco filhos pequenos, José Antônio Trespach decidiu mudar-se para Osório onde o irmão Arlindo já trabalhava com fotografia.

No início de 1966, com a esposa Sidônia grávida do oitavo filho, começaram os preparativos para a mudança. Venderam as terras na Linha Pelúcio – em mãos da família desde 1890 – e compraram as terras de Marcelino Gross, em Osório. No dia 11 de maio de 1966, o caminhão de “Zé Isaque” trouxe toda a mudança.

Vieram José, a esposa, e os filhos Beatriz (com 14 anos), Odilon (13), Ildo (11), Gilmar (10) e Sérgio (4). Não vieram a filha Beloni, já casada com Oscar Bopsin, e a filha Norma que estava completando os estudos em Itati. Ele havia vendido a propriedade em Maquiné para tentar uma vida melhor para os filhos. Naquele ano, José Antônio Trespach comprou a propriedade “Chácara do Velho Borba”, onde hoje é o atual bairro Panorâmico em Osório, conceituado no município.

Comentários

Comentários