Prefeitos da região entram na luta para implantação das faculdades de Medicina e Medicina Veterinária na Unicnec

O presidente da Amlinorte, prefeito Pierre Emerim da Rosa, de Imbé, esteve nesta quarta-feira (11/03/20), numa audiência com o reitor da Unicenec Osório, Juarez Ramos Jr., para tratar sobre a possibilidade de abertura de uma faculdade de Medicina no Litoral Norte.

A universidade já havia se habilitado anteriormente no MEC com a solicitação de implantação do curso no Litoral, em parceria com a prefeitura municipal de Osório, mas o projeto não evoluiu.

Preocupado com a crescente demanda dos municípios por profissionais da área da saúde, o presidente Pierre propôs à universidade o resgate da proposta, com o aval dos 23 municípios que integram à Amlinorte.

“O Litoral Norte é a única região do Estado que não tem uma faculdade de medicina, o que dificulta as contratações, uma vez que os médicos não têm vínculos com nosso ambiente”, esclareceu o prefeito.

A proposta foi bem recebida pelo reitor Juarez Ramos Jr., que informou que está entre os projetos do Centro Universitário uma faculdade de medicina veterinária, já em fase avançada.

Para ele, o curso de medicina convencional certamente deverá complementar o plano de aprimorar o desenvolvimento da região, através da formação universitária.

A Amlinorte deverá agora emitir ofícios de apoio a proposta de implantação das faculdades de Medicina e Medicina Veterinária no Centro Universitário Cenecista de Osório – Unicnec , que serão encaminhados à direção da universidade e ao Ministério da Educação em Brasília.

O presidente Pierre deverá estar na capital federal ainda neste mês de março tratando desse assunto.

Rose Scherer

Comentários

Comentários