Prefeitos do Litoral debatem compra da vacina contra coronavírus

Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.

A Amlinorte promoveu nesta sexta-feira, dia 08 de janeiro, sua primeira Assembleia Geral do ano de 2021, contando com as presenças dos prefeitos eleitos para a Gestão de 2021/2024.

A reunião foi conduzida pelo presidente Pierre Emerim da Rosa, que permanecerá no cargo até o final de janeiro, conforme previsão estatutária.

Os prefeitos debateram as questões relacionadas a situação frente ao combate à Covid-19, decidindo manter o sistema de cogestão do atual Plano Estruturado de Combate ao Coronavirus Covid-19, aprovado em dezembro pelo Governo do Estado e que está em vigor em toda região, através dos decretos municipais.

A partir da próxima semana o Litoral Norte já deverá contar com mais 10 leitos de UTI no Hospital de Osório, ampliando a capacidade de atendimento da população, num investimento de R$ 1.171.113,00 realizado pelos municípios e Governo do Estado do RS.

Os prefeitos também decidiram articular, através da Amlinorte, a possibilidade de compra de vacinas para a população, numa alternativa paralela às ações dos governos estadual e federal, caso haja demora neste processo.

Foi formada uma comissão com a prefeita em exercício de Capão da Canoa, Juliana D’Avila Martin, o prefeito de Torres, Carlos Souza, e o prefeito de Xangri-lá, Celso Bassani Barbosa, que deverão articular em conjunto com a Amlinorte as estratégias para uma possível aquisição de vacinas para o Litoral Norte.

Outro tema debatido foi a questão do reajuste dos servidores públicos, matéria prevista na Lei Complementar 173/2020 e suas vedações, cujo parecer deverá ser divulgado pela Famurs e no qual os prefeitos da região deverão decidir em conjunto essa questão.

Sobre a sucessão da Amlinorte e Consórcio Público Amlinorte, os prefeitos deverão debater internamente entre os partidos de representatividade a indicação dos nomes e composição da presidência para os próximos quatro anos.

A reunião de eleição ficou agendada para o próximo dia 22 de janeiro de 2021.

Rose Scherer

Quer receber as principais notícias em seu WhatsApp? Clique aqui.

Comentários

Comentários