Prefeitura de B. Pinhal emite nota após relatório do Simers apontar problemas em posto de saúde

A Prefeitura de Balneário Pinhal emitiu nota após relatório do Simers apontar problemas em posto de saúde da cidade.

O Litoralmania noticiou o relatório da entidade e recebeu por parte do executivo uma nota de esclarecimento sobre o caso.

Veja abaixo na íntegra.

“Em relação a vistoria realizada pelo Simers no posto de saúde em Balneário Pinhal, no dia de 30/01, a prefeitura esclarece:

– Raio X – Pela primeira vez, o município terá um aparelho de Raio X para atender a população. Em 22 anos – desde a emancipação – o município nunca teve o equipamento.

Agora, no primeiro da atual Gestão, o aparelho foi viabilizado, através de doação feita pelo Hospital de Salvador do Sul.

O projeto para a construção da sala especial para instalação do Raio X está sendo feito e será executado assim que houver recursos, pois a obra é de alto custo, devido o uso de materiais específicos para não passar radiação.

– Convênio – Está em vigor o convênio com o laboratório que ganhou processo licitatório pelo Governo do Estado, em 2017, tendo como intermediador a 18ª Coordenadoria de Saúde. Todos os exames de urgência e emergência são realizados, inclusive fins de semana e feriados.

– Medicamentos – os postos de saúde contam com todos os remédios exigidos em protocolos. Os medicamentos que eventualmente faltarem nas unidades, são concedidos, através de permuta, por municípios vizinhos. Inclusive, Balneário Pinhal já forneceu à unidades de saúde próximas medicamentos como Dipirona, Dramim, Soro, entre outros.

– Ambulância – A ambulância do município está em pleno funcionamento para casos de urgência e emergência, a critério médico, conforme norma estabelecida a todas as unidades de saúde.

Quando há necessidade de transporte de pacientes para exames de consulta eletiva, que necessite de ambulância, a prefeitura contrata uma ambulância particular. Para exemplificar, há mais de 60 dias o município vem prestando atendimento neste sentido a uma paciente com grave problema pulmonar, que é transportada diariamente para Porto Alegre para tratamento de quimioterapia e radioterapia.

– Segurança – Os postos de saúde não registram nenhum incidente em relação a segurança.

– Repasse – O Governo Estadual não repassa os recursos do acordo tripartite (município, estado e federação) desde junho de 2017.

O Governo Federal tem repassado mensalmente os recursos para atenção básica, os ESF –Estratégia de Saúde da Família.

– Investimento – Balneário Pinhal investe 27% do orçamento em saúde, percentual acima do recomendado pela Legislação, que é de 15%. E mais: o município tem comprado- com recursos próprios – parte dos medicamentos que o governo estadual deveria fornecer, através de processo.

Como os remédios tem vindo fracionados, a prefeitura vem cobrindo, há mais de seis meses, a totalidade dos tratamentos para não deixar os pacientes desassistidos.

– Reconhecimento – A estudante de enfermagem Luana Rodrigues precisou de atendimento no posto de saúde devido uma gastroenterite e revela: “Só tenho a agradecer toda a eficiência da equipe, pois fui medicada, levei remédios para casa e fui muito bem acolhida por todos. Como funcionária do Hospital de Caxias do Sul, sei o quanto é importante valorizar os profissionais, pois quem dera se todas as equipes de saúde tivessem toda a agilidade e competência que vi no atendimento”, finalizou.

Salete Teixeira – Jornalista responsável”

Comentários

Comentários