Presidente da Assembleia assume como governadora em exercício

Foto: Karine Viana
Foto: Karine Viana

A cerimônia de posse da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti, aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), no Palácio Piratini. Covatti assume o governo do Estado por quatro dias, até segunda-feira (16). O evento teve a presença do governador em exercício, José Paulo Cairoli.

“Estamos repetindo hoje uma tradição de compartilhar o cargo com o Legislativo. Esta iniciativa é uma forma de reforçar as relações com os Poderes, uma parceria de grande importância para o funcionamento do Estado, ressaltou Cairoli.

Na ocasião, Silvana agradeceu ao governador José Ivo Sartori e ao vice-governador José Paulo Cairoli pela oportunidade. “É com muita honra que assumo o Executivo. Durante estes quatro dias, não fugirei das obrigações que o cargo exige e cuidarei com responsabilidade do povo gaúcho”, destacou.

De acordo com o Artigo 80 da Constituição Estadual, o presidente do Legislativo ocupa a chefia do Executivo em casos de impedimento simultâneos do governador e vice. O vice Adilson Troca assume a presidência do Parlamento no período.

Também participaram da cerimônia secretários de Estado, o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, e autoridades locais.

Governadora em exercício

Natural de Frederico Westphalen, Silvana Covatti concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2006. Ao longo de 2015, ocupou o cargo de primeira-secretária da Mesa Diretora. Ela foi a primeira mulher a comandar o Legislativo desde a instituição do Palácio Farroupilha, há 180 anos.

Alessandra Pinheiro

Comentários

Comentários