Programa de combate às drogas mobiliza sete mil crianças em Torres

A Brigada Militar mobiliza atualmente mais de sete mil alunos das redes privada e pública (estadual e municipal) de Torres no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A marca foi alcançada com as duas últimas turmas de 414 crianças. Nesta segunda (4), um grupo de 220 alunos se formou no Centro de Eventos da Ulbra. Os demais participam de solenidade nesta terça (5), às 19h30, no mesmo local.

O projeto, desenvolvido há 19 anos pela BM, oferece atividades pedagógicas a estudantes de 7 a 12 anos que estejam cursando até o nono ano do ensino fundamental nas escolas da rede pública. O objetivo é conscientizar sobre os perigos das drogas e prevenir a violência, uma vez que a maioria dos crimes tem relação com o uso de entorpecentes. O Proerd chegou ao Brasil em 1992, com base no programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.). Em Torres, está em atividade desde os anos 2000.

Os alunos assistiram aulas semanais entre abril e agosto, ministradas pelo sargento Leandro da Silva Martins e pela soldado Márcia Valim de Mesquita, do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (2º BPAT). A didática apresenta os malefícios dos entorpecentes, agrupando ações que priorizam bons costumes, afetividade e modelos de vida ativa e saudável.

A formatura desta segunda reuniu estudantes das escolas estaduais Marcílio Dias e Justino Alberto Tietboehl e da escola municipal Zona Sul. O comandante Regional de Polícia Ostensiva do Litoral, Ricardo Fraga Cardoso, convocou a todos para disseminarem bons ensinamentos entre familiares, amigos e cidadãos. "Cada vez que investimos nas crianças temos um jovem mais responsável lá adiante", destacou.

Premiações

Os formandos receberam certificado e carteirinhas de Agente do Proerd. Os três primeiros colocados no concurso de redação ganharam um troféu. Também houve sorteio de uma bicicleta doada pelo Consepro de Torres. Outra bicicleta doada pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) de Torres será sorteada na formatura desta terça.

Jussara Pelissoli

Comentários

Comentários