Programa Lazer e Cidadania do 8° BPM chega a sua 10ª edição

O programa Lazer e Cidadania, realizado anualmente pelo 8º BPM, em Osório, chega a sua 10ª edição. No período das férias escolares, o programa reúne 30 alunos de escolas municipais e estaduais indicados pelos professores, de acordo com o rendimento curricular e assiduidade, para frequentar atividades diversas.

Durante o ano de 2018 foram realizadas atividades sociais alusivas aos 10 anos do Lazer e Cidadania, que surgiu em 2009 como um projeto do 8°BPM em parceria com o Juizado da Infância e da Juventude, Promotoria da Infância e da Juventude e Consepro Osório. As atividades foram organizadas de forma voluntária pelo 2° Sgt da reserva remunerada Mauro Juares Pahim, que reuniu crianças de todas as edições do Lazer e Cidadania para a Caminhada do Agasalho, Brechó Solidário, Chá-Bingo Melhor Idade e a Caminhada da Família.

No mês de outubro, ocorreram as inscrições e a seleção dos alunos participantes desta edição. Também foram selecionados alunos-monitores que já haviam participado de edições anteriores do programa e tiveram que ser submetidos a provas intelectual e prática, devido ao grande número de interessados.

A 10° edição do programa Lazer e Cidadania teve início no dia dois de janeiro e terá como instrutores o 2° Sgt Adalberto Antônio Souza da Silva e o 2° Sgt RR Mauro Juares Pahim. A aula inaugural ocorreu na manhã da terça-feira (15/01), na sede do 8° BPM, com as presenças do comandante da Unidade, tenente-coronel Luiz Ernesto Duarte; do vice-prefeito de Osório Eduardo Renda; da Juíza da Infância e Juventude de Osório Conceição Aparecida Canho Sampaio; do vereador Ed Moraes; do coronel da reserva da Brigada Militar Renato Antônio Nunes Fraga; do tenente da reserva Milton Batista de Agostinho e da professora da escola Milton Pacheco, Márcia Brum.

A aula foi ministrada pela juíza Conceição Aparecida, que orientou sobre os direitos e obrigações das crianças, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela também lembrou as regras de convivência e o carinho entre os colegas em sala de aula, bem como a importância do respeito com os professores e profissionais que trabalham nas escolas e na sociedade em geral. “Pensem sempre no futuro, o que vocês fizerem agora vai refletir no futuro de vocês”, foram as palavras de encerramento da juíza da Vara da Infância e da Juventude de Osório, que fez, ainda, questão de elogiar as dependências do complexo de quarteis de Osório e citar como exemplo às crianças o espírito de cooperação que há entre os policiais militares.

A formatura do pelotão que compõe a 10° edição do Programa Lazer e Cidadania está prevista para o dia 21 de fevereiro.

Deise Saucedo

Comentários

Comentários