Projeto Samuzinho pode ter salvo vida de estudante em Osório

O Projeto Samuzinho realizado nas escolas municipais de Osório podem ter salvo a vida de uma criança.

O profissional do SAMU, Luis Henrique Antes Ramos, publicou em sua página no Facebook que uma mãe procurou eles, para agradecer os ensinamentos dados aos alunos na Escola Osvaldo Amaral.

Uma técnica aprendida foi utilizada pelo menino, quando se afagou com um pedaço de carne. Veja abaixo o depoimento:

"Sobre o Projeto Samuzinho que estamos desenvolvendo nas escolas municipais de Osório...

Ontem uma colega veio nos contar que a mãe de um aluno da escola Osvaldo Amaral, onde realizamos a primeira etapa do projeto, procurou ela para agradecer a nossa iniciativa. Pois foi em uma das nossas oficinas que seu filho aprendeu uma manobra que talvez tenha salvado sua própria vida.

Contou emocionada, chorando, que ele se engasgou com um pedaço de carne, já estava ficando sem oxigênio, com lábios cianóticos e ela desesperada não sabia o que fazer.

Ele próprio, mantendo a calma, usou uma cadeira para executar uma adaptação da manobra de Heimlich para quando se está sozinho e assim conseguiu expelir o corpo estranho que o asfixiava.

Só por saber disso, as duas manhãs que passamos, por enquanto nas escolas Osvaldo Amaral e 16 de Dezembro, pra mim já valeram muito a pena. Não há nada mais gratificante do que receber uma notícia como essa.

Nosso objetivo foi cumprido!

Em outubro nosso compromisso é com os alunos da escola Luiz Francisco Panni e antes das férias escolares vamos tentar visitar mais uma escola do município.

Só sei que agora que está rendendo frutos não podemos e nem devemos parar mais."

Luis Henrique Antes Ramos

Comentários

Comentários