Qualidade de vida na terceira idade – Psicóloga Marisele Souza

Segundo dados do IBGE é crescente o número de pessoas idosas em nosso país, aumentando a expectativa de vida para 81 anos. A terceira idade traz consigo alterações físicas, sociais, profissionais e familiares na vida do idoso, são fatores como perda de força física, dificuldade na locomoção, aposentadoria passando a estar mais tempo em casa, saída dos filhos de casa por já terem atingido a sua vida adulta, entre outros fatores que podem influenciar diretamente o emocional da pessoa idosa.

Fatores como a saúde mental, relações interpessoais, atividades, produtividades, são importantes para este momento, tendo uma vida equilibrada entre as tarefas que consegue desempenhar e suas capacidades, construindo assim, uma velhice satisfatória e com qualidade.

Envolver o idoso em grupos, pode ser significativo e importante! Fazendo parte de um grupo onde possa encontrar pessoas da mesma faixa etária e que possam compartilhar suas angústias, realizar atividades, auxiliando-o a perceber que não estão sós, na possibilidade de construir novas perspectivas para sua vida. A família tem papel importante, envolvendo o idoso em momentos familiares, com afeto e compreensão, construindo um ambiente de acolhimento e segurança.

Nesta fase da vida, fazer psicoterapia pode ajudar e muito! O(a) psicólogo(a) pode acolher, resgatar as memórias, trabalhar a adaptação, autoconhecimento, aceitação, encontro de capacidade para outras atividades. Sendo o(a) psicólogo(a) quem o idoso possa conversar sem julgamentos e com uma escuta atenciosa, auxiliando-o no que ele achar importante trazer a sessão, tornando-se uma ferramenta para que enfrente com qualidade os novos desafios trazidos por essa fase da vida.

Psicóloga Marisele Souza

Atendimento:

Personal Med – Avenida Getúlio Vargas, 1010, centro, Osório/RS.

Telefone: 51 3148-0101.

Comentários

Comentários