Rápida proliferação de focos do Aedes aegypti preocupa em Osório

A equipe de Vigilância Ambiental identificou 35 focos de Aedes aegypti no município de Osório.

Conforme dados da Vigilância Ambiental de Osório, estão assim distribuídos os focos, que são motivo de preocupação: 13 focos no bairro Sulbrasileiro, 8 focos no bairro Glória, 7 focos no bairro Caravágio, 4 no Centro, um no Parque Real, um no Albatroz e um no Medianeira.

A expansão dos focos em apenas dois meses (janeiro e fevereiro) nunca havia acontecido. As condições climáticas favoreceram a rápida proliferação de focos, pois o mosquito encontrou vários depósitos cheios de água para a postura.

Chama a atenção a reutilização de recipientes sem a devida lavagem, mostrando que os ovos continuavam aderidos ao depósito. Ao receber água da chuva, o ciclo recomeçou.

Vários moradores têm capturado mosquitos para identificação no laboratório em entomologia da Vigilância Ambiental, e confirmado serem Aedes aegypti.

O trabalho de conscientização realizado no último sábado 09/03, com a identificação dos bairros positivos, deixou a população mais alerta.

Muitos cidadãos fizeram questionamentos aos agentes de endemias, assim como receberam mudas de citronela para fazer repelente caseiro.

A produção de mudas de citronela é uma das atividades terapêuticas da horta da ESF Glória.

Nessa quinta feira, 14/03, o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti se reunirá para novas deliberações.

Faça sua parte:

Dicas importantíssimas:

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Preserve o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, entre outros;

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

Comentários

Comentários