Recursos para vítimas da enchente serão liberados nesta terça-feira

Será liberado nesta terça-feira (13) o aporte de recursos financeiros no valor de R$ 526 mil, que atende ao pedido de ajuda do Rio Grande do Sul ao governo federal. Os recursos foram anunciados nessa sexta-feira (9) pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para atender às vítimas da enchente no Estado.

Também na sexta, houve a primeira reunião de trabalho da força-tarefa com base permanente em Capão da Canoa. Criada pelo governo do Estado em socorro emergencial às vítimas dos temporais e enchentes no Litoral Norte, a base foi instituída por decreto.

De acordo com o subchefe da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Marco Auréilo Forlin, a base permanente da Defesa Civil instalada no Litoral reúne todos os órgãos envolvidos na força-tarefa e vai apressar as ações no atendimento às comunidades atingidas pelas últimas chuvas na região.

“A ação do Governo se mostra presente na área do desastre, por meio da força-tarefa, que envolve a estrutura de diversos organismos estaduais. Durante a primeira reunião de trabalho da força-tarefa foram estabelecidas metas e diretrizes a serem adotas por todos os órgãos envolvidos, conforme sua competência legal, o que mostra a organização do Governo a fim de minimizar a conseqüências das chuvas no Litoral Norte”, afirmou o subchefe da Defesa Civil.

Segundo o tenente-coronel Forlin, que voltou a sobrevoar a região nessa sexta-feira, contatando prefeitos e moradores, a energia elétrica foi restabelecida em quase toda a região. A vigilância sanitária tomou medidas para evitar a contaminação por meio do consumo de água e foram dadas as devidas orientações para que os animais mortos sejam enterrados.

Na área de educação, as coordenarias regionais recomendam que as aulas permaneçam suspensas. O subchefe da Defesa Civil informou também que a recuperação do sistema viário é a que demandará mais tempo em razão da magnitude dos estragos, mas a Secretaria de Transportes, presente no local, está tomando medidas para restituir a circulação nas estradas e o fluxo viário entre as comunidades o mais rápido possível.

Conforme dados da Defesa Civil, já são 12 os municípios que declararam situação de emergência no Litoral Norte, contabilizando cerca de 10 mil pessoas prejudicadas em todo Estado. O tráfego na Rota do Sol permanece interrompido.

Comentários

Comentários