Saiba um pouco mais sobre a dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.

Estou com dengue ou não?

Caso você esteja sentido:

Febre alta;

Dores nas juntas e nos músculos;

Dor atrás dos olhos;

Dor de cabeça intensa;

Falta de apetite;

E ainda, sangramento na gengiva, no nariz ou manchas vermelhas no corpo;

Você provavelmente deve estar com dengue.

Na dengue hemorrágica os sintomas são os mesmos, porém muito mais fortes.

Estou com dengue… O que devo fazer?

Procure imediatamente a unidade de Saúde mais próxima. O tratamento é feito com repouso e bastante liquido, como soro caseiro, água filtrada, e sucos. Os remédios para dor e febre também ajudam bastante, mas, atenção não se deve tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como Melhoral, AAS, Aspirina entre outros. Pode-se usar Dipirona (Novalgina) e Paracetamol (Tylenol).

Aprenda a dar um fora na Dengue pra sempre!

A melhor maneira de dar um fora na dengue é tomar pequenos cuidados todos os dias. Afinal, os ovos do mosquito continuam vivos até por 01 ano. Se a gente não der um fora no mosquito é a dengue que deixar a gente fora da escola, do trabalho, da diversão e muito mais… Então vamos lá!

– Sabe aquelas latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes que ficam jogadas por aí? Elas acumulam água e viram um ótimo esconderijo para que o mosquito ponha ovos e se desenvolva.

– Pneus velhos acumulam água e o Aedes aegypti, o mosquito da dengue, faz a festa. Então, sempre deixe os pneus em local seco e protegido da chuva ou jogue-os fora em lugar apropriado.

– Jogue fora as garrafas PET e de vidro vazias (se possível faça uso da coleta seletiva de lixo). Se precisar guardar alguma, vire-as de cabeça para baixo, assim não ficará nenhuma água armazenada.

– Não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.

– Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.

– Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.

Comentários

Comentários