Saídas de campo da turma de Zoologia da Unicnec

Nos últimos meses, a turma de Zoologia de Campo do curso de Ciências Biológicas realizou trabalhos práticos em Maquiné e Torres/RS. As saídas de campo visam à produção de relatórios técnicos.

A professora Thais Castro, que acompanha a turma, destaca o comprometimento dos alunos com questões ambientais, demonstrando visão crítica ao reconhecer a crescente necessidade de proteção ao meio ambiente natural e a importância do papel das unidades de conservação para a manutenção da biodiversidade.

Em outubro, a turma visitou o Parque Estadual da Guarita, em Torres, para observar espécies silvestres da avifauna e herpetofauna, além da flora característica de ambientes de restinga litorânea.

Na mesma cidade, na praia da Cal, o grupo estudou a fauna associada a substratos rochosos, observando diversas espécies de invertebrados que ocorrem naquela região. 

Finalmente, no Parque Estadual de Itapeva (PEVA), os alunos percorreram diversas trilhas registrando a presença da fauna silvestre, por meio de observação direta ou por indícios, como rastros, pegadas, vocalizações, entre outras evidências que permitiram ao grupo verificar os principais animais que vivem no Parque. Também foi possível conhecer os diferentes ecossistemas do local e a vegetação característica das dunas frontais, banhados, mata arenosa e paludosa e ambiente praial.

No município de Maquiné, em setembro,  os alunos e monitoras, acompanhados da professora Thais, aplicaram técnicas de levantamento e monitoramento de fauna. Além disso, puderam discutir questões relacionadas à conservação do Bioma Mata Atlântica, realizando estudos em corpos hídricos e na mata adjacente.

Comentários

Comentários