Santa Casa: novos serviços serão implantados em Santo Antônio da Patrulha

Nos próximos dias, o Hospital de Santo Antônio da Patrulha (HSAP), gerido pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde maio, passará a prestar outros serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Trata-se de um conjunto de serviços contratados pelo Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), que contempla tratamentos considerados de média complexidade. Dentre eles, estão:

• Serviços ambulatoriais: consultas, exames e avaliações de necessidade de intervenção cirúrgica nas seguintes especialidades: cirurgia vascular; cirurgia ortopédica; cirurgia geral; cirurgia otorrinolaringológica; cirurgia oftalmológica e cirurgia ginecológica. Os pacientes deverão ser encaminhados pela rede de atenção básica (postos de saúde) para avaliação de necessidade cirúrgica, e regulados conforme mecanismos e diretrizes definidos pela SES/RS. As equipes médicas do HSAP receberão os encaminhamentos dos respectivos pacientes e, após avaliação ambulatorial, serão encaminhados ou não para cirurgias. As primeiras especialidades cirúrgicas disponíveis pelo SUS (oftalmológica e vascular) estão em processo de habilitação de senha para direcionamento das agendas, e terão as suas consultas iniciadas ainda em dezembro. Para acessar essas e outras especialidades, o cidadão patrulhense, de Caraá e residentes de outras cidades da região do Litoral Norte gaúcho, deverão procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e consultar com o Médico da Atenção Primária, que irá referenciar os pacientes com necessidades de tratamento de médica complexidade ao respectivo especialista.

• Urgência e Emergência - Plantão Clínico Adulto e Pediátrico: mais de 90% dos pacientes deste serviço são oriundos do município de Santo Antônio da Patrulha, sendo aproximadamente 20 a 25% com maior gravidade (cores amarelo e vermelho na classificação de risco). A base do SAMU é no mesmo prédio do hospital, facilitando, assim, a integração desses serviços. A Classificação de Risco realizada para 100% dos pacientes tem objetivo de priorizar o atendimento no menor tempo possível aos pacientes mais graves. Desse modo, o HSAP está organizado para atender casos de urgência e emergência nas 24h do dia e é referência para os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Caraá.

• Diagnóstico e tratamento: nos mesmos moldes dos serviços ambulatoriais, os exames serão realizados mediante encaminhamento dos postos de saúde.

 

Comentários

Comentários