Santo Antônio da Patrulha completa 259 anos com programação especial

Santo Antônio da Patrulha está entre os quatro municípios mais antigos do estado e irá completar 259 anos na próxima semana. Junto com Santo Antônio, Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre foram as primeiras cidades gaúchas criadas em solo gaúcho.

Colonizado basicamente por açorianos, com o decorrer do tempo, o município, que hoje tem mais de 42 mil habitantes, passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.

Em 31 de agosto de 1760, foi elevado à condição de Freguesia e inaugurou a Capela Curada de Santo Antônio da Guarda Velha de Viamão. Uma história de amor proibido entre Inácio e a jovem Margarida faz parte da fundação do município.

A data foi instituída como comemorativa pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva no ano passado, através da Lei nº 7.952/17.

Até então, os patrulhenses celebravam a data de 3 de abril de 1811, quando foi instalada a Câmara de Vereadores.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva diz que o município, apesar de antigo está em franco desenvolvimento. Com uma unidade da Magna Cosma International, indústrias do setor metal mecânico, do calçado, além do cultivo do arroz, Santo Antônio da Patrulha vem fortalecendo o turismo nos últimos anos.

“Estamos fomentando o setor, com obras de revitalização dos principais pontos turísticos da cidade. São seis no total, que darão origem a um novo roteiro no nosso Centro Histórico. Além disso, obras de infraestrutura estão sendo realizadas, como a pavimentação asfáltica de ruas na sede, dentro de um projeto de mobilidade. Também no interior, a conhecida Rota da Rapadura será asfaltada, onde está concentrada boa parte das nossas indústrias de doces”, disse.

Para celebrar a data, alguns eventos estão programados para os próximos dias.

27/08/2019

19h: Missa com bênção na Igreja Matriz Santo Antônio, seguida de procissão até o Museu Caldas Júnior

20h: Abertura da exposição de 259 anos da criação da cidade, no Museu.

28/08/2019

18h: Chá em prol da APAE, no Centro Clube.

31/08/2019

9h: Juramento à Bandeira, no Ginásio de Esportes Caetano Tedesco.

1º/09/2019

Domingo Cultural Especial – 10 anos da FURG em Santo Antônio da Patrulha: Festival de Integração e Cultura – FURG e Prefeitura Municipal, na Praça da Boa Viagem.

14h30: Apresentação musical dos estudantes do Campus FURG-SAP.

15h: Apresentação das rainhas das equipes da I Gincana Cultural de Santo Antônio da Patrulha.

15h30: Projeto SAP Mais Acessível – FURG e AABB Comunidade.

16h: Apresentação do Grupo Focal do Movimento Coral FURG.

17h: Apresentação da BIG BAND/FURG (na Igreja da Boa Viagem).

Viviani Silveira

Comentários

Comentários