Santo Antônio: Discutidas melhorias para RS 030 e 474

Os altos índices de acidentes e as condições precárias e técnicas das duas rodovias que cortam Santo Antônio da Patrulha levaram o grupo de vereadores patrulhenses a uma audiência na manhã da última terça-feira, com o Diretor Geral do DAER, Roberto Niederauer. A audiência foi acompanhada ainda pelo representante do deputado estadual, Alceu Moreira.

Unidos por um único objetivo, o de garantir melhorias nas RS 474 e 030, especialmente nos quilômetros 9 e 55, respectivamente, os vereadores fizeram um breve relato da situação em que se encontram as rodovias, destacando que a intenção é de evitar que mais vidas sejam perdidas ou invalidadas nestes trechos.

Como exemplo, o vereador Ferúlio José Tedesco (PMDB), relatou ao diretor do DAER, o último acidente na curva da Lomba Vermelha, que vitimou pai e filho. Neste sentido, Ferúlio, alertou para o grande fluxo de caminhões, principalmente na RS 030. “Eles usam a rodovia como fuga do pedágio, o que aumenta o desgaste da pista e compromete a segurança de quem ali trafega, sem falar da população de comunidades a beira da rodovia”, comentou, lembrando que no ano passado encaminhou para análise do DAER um levantamento estatístico da Polícia Rodoviária Estadual, comprovando o grande número de acidentes nos pontos já citados.

Já o vereador Manoel Adam, descreveu os acidentes ocorridos na curva da RS 474, em Pinheirinhos, solicitando a colocação de uma proteção que evite que o motorista acabe saindo da pista. “Uma das mortes ocorridas no local nem foi em decorrência de choque de veículos, mas de afogamento, pois ao se perder na curva um jovem patrulhense acabou caindo em um valo, que em dias de chuva acumula uma grande quantidade de água”, relatou.

Para conter o fluxo de caminhões e evitar novos acidentes, os vereadores sondaram a possibilidade da instalação de uma balança 24 horas na RS 030 ou então uma lombada eletrônica. No entanto, o Diretor do Departamento, afirmou que esses investimentos ficariam inviáveis para este ano, devido à retenção de gastos promovida pelo Governo do Estado. “O que podemos fazer é estudar o caso, e, se possível melhorar a sinalização e a limpeza dos acostamentos nas rodovias”, respondeu Niederaurer.

A retirada ou a reforma do canteiro de acesso ao restaurante Da Colônia, também foi solicitada ao DAER. Repassando ao Diretor os acidentes ocorridos no local e as dimensões desproporcionais do canteiro, que acabam confundindo os motoristas, o presidente do Legislativo, Clóvis Salazar falou da vistoria que havia sido feita recentemente por um engenheiro da Metrovias, concessionária da RS 030, e alguns vereadores, a este trecho e também a outros considerados críticos, trazendo a tona o impasse entre o Governo e a Concessionária quanto à implantação e funcionamento de postos de pedágio.

“Devido a este impasse a comunidade não sabe a quem cobrar as melhorias, por isso, recorreu a Câmara de Vereadores, que hoje, está aqui representando cada entidade e associação local. Precisamos de melhorias, não importa de quem venha, mas não podemos mais permitir que estas comunidades convivam diariamente com o medo e a insegurança no trânsito”, falou Clóvis, recordando que ao longo da RS 030, em Santo Antônio existem duas escolas que recebem um número expressivo de alunos. Sobre esta questão, Niederaurer informou, que a praça de pedágio tanto na RS 030 quanto na RS 474, já está prevista em contrato, porém, o Governador, decidiu por não autorizar o seu funcionamento, tornando praticamente inviável qualquer tipo de investimento por parte da concessionária.

Por fim, o presidente apresentou ofícios encaminhados pelo Executivo, solicitando a municipalização do trecho da RS 030 no perímetro urbano, bem como a instalação de equipamentos de sinalização prevista em um estudo feito pelo DAER em 2003. O vereador Marlon Rafaelli solicitou ainda a permanência do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, no prédio da Agasa.

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