Secretaria de Saúde do RS intensifica campanha contra Aids no carnaval

“Se você quer se dar bem, se proteger muito mais, põe a camisinha meu bem e pule muitos carnavais”. O verso faz parte do samba-enredo produzido pela Secretaria da Saúde que será veiculado em rádios FMs de todo o Rio Grande do Sul durante o Carnaval 2007. O jingle conta a história da camisinha que surgiu na Idade Média e hoje deve ser a parceira inseparável de todas as relações sexuais.

No período de Carnaval, quando os contatos, em geral, acontecem de forma mais liberal e aumenta o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de drogas, é fundamental que se chame ainda mais a atenção para importância de se proteger usando o preservativo, alerta Sandra Sperotto, coordenadora do Departamento de Ações em Saúde da SES.

Para garantir um Carnaval com saúde à população gaúcha, a Secretaria da Saúde está repassando um total de 1,5 milhão de preservativos às 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), que distribuirão para os 496 municípios do RS. Também estão sendo distribuidos preservativos para ONGs e empresas que desencaderarão ações durante a folia carnavalesca.

Novos casos
Segundo Sandra Sperotto, embora a epidemia de Aids esteja estabilizada no Estado, o número de casos novos é considerado elevado e atinge toda a população, independentemente de sexo e faixa etária. Desde o advento da Aids, no início da década de 1980, foram notificados mais de 33 mil casos, com uma média de 2,8 mil novas notificações por ano nos últimos seis anos.

“Usar o preservativo é ter atitude, gostar de si mesmo e querer bem ao outro”, afirma Sandra. Ela destaca também que, além da Aids, outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs ) preocupam a saúde pública, “pois além de aumentar o risco de contaminação pelo HIV, muitas delas ocasionam complicações graves, como por exemplo as hepatites”.

A prevenção está baseada no uso do preservativo e, no caso dos usuários de drogas injetáveis, também no não compartilhamento de seringas e agulhas.

Além da distribuição de camisinhas, a Secretaria da Saúde desenvolve outras ações como a campanha em emissoras de rádio e a distribuição de material informativo impresso em leques (que serão entregues em locais de bailes e desfiles carnavalescos) e cartazes para postos de saúde. A Secretaria repassa às Coordenadorias de Saúde folders e cartazes produzidos pelo Ministério da Saúde, que serão encaminhados aos municípios.

Comentários

Comentários